Pesquisar

Publicações

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Caminhada de Combate às Drogas ocorre dia 26/06

Praia Grande realizará a primeira edição da Caminhada de Combate às Drogas no dia 26/06. O evento, que deve reunir cerca de 300 participantes, ocorrerá das 9 às 11 horas, no Bairro Boqueirão.

Com organização do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a iniciativa busca divulgar todos os trabalhos relacionados ao tema, que são desenvolvidos no Município.

O percurso já está definido pelos organizadores. A concentração será no cruzamento entre as avenidas Costa e Silva e Brasil. Na sequência os participantes caminharão até a Avenida Castelo Branco, retornando pela Avenida São Paulo. O encerramento está marcado para a Praça da Paz.

O local é um dos principais pontos turísticos da Cidade e conta com sete esculturas em aço carbono e ferro que representam personalidades (Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela) que defenderam a paz no mundo.

Um dos organizadores da Caminhada, o médico do Caps AD, Luiz Guilherme Leal Ferreira Filho, explicou que o dia 26 não foi escolhido por acaso. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esta data como Dia Internacional de Combate às Drogas. Praia Grande tem avançado nesta área. Recentemente a Cidade inaugurou o Caps AD, equipamento específico para este tipo de atendimento”.

O médico afirmou ainda que todos devem se unir em torno destas ações. “A construção de uma rede de atuação reduzirá os espaços para que algo dê errado. Durante a Caminhada todas as organizações que já fazem trabalhos deste tipo na Cidade devem divulgar suas atividades, através de materiais informativos. Precisamos chamar atenção para o tema”.

Caps AD – A unidade possui equipe composta por psiquiatra, médico clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de técnicos educacionais. Com instalações modernas e confortáveis, o local ainda conta com consultórios, salas de medicação, cozinha, área de convivência e de lazer, horta, refeitório, repouso e outros.

O Caps AD complementa a estrutura da rede de assistência à saúde mental no Município e, em breve, no mesmo local, entrará em funcionamento o Caps Infantil (Caps I). O objetivo será livrar crianças, jovens e adultos do vício que vem se tornando um grave problema para as cidades brasileiras.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário