Pesquisar

Publicações

terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Mesmo com meta atingida, Município segue vacinando até 14 de junho.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande vai acompanhar a determinação do Ministério da Saúde, prorrogando a campanha de vacinação contra gripe Influenza (H1N1) até o dia 14 de junho. O Município imunizou mais de 82% de total de 54.359 munícipes que fazem parte dos grupos prioritários e já superou a meta estipulada no Brasil, que era atingir 80% de cobertura.

Devem se vacinar idosos (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres em período pós-parto (com até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. Também devem receber a vacina crianças com idade acima de seis meses e menores de dois anos, assim como profissionais da área de saúde.

Quem pertence ao grupo de risco e ainda não se vacinou contra a gripe Influenza H1N1 pode fazê-lo em qualquer unidade básica de saúde. As Usafas e Multiclínicas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para receber a vacina, gestantes devem comparecer às unidades de saúde munidas com sua carteirinha. Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica. Pacientes acamados que se enquadrem no público-alvo da campanha devem agendar visita com a Usafa próxima à sua residência, ou através dos telefones 3496-2433 e 3496-2449.

Estrutura – Praia Grande oferece a dose da vacina H1N1 nas 20 unidades de saúde da Cidade. Saiba qual a unidade de saúde mais próxima de sua residência:

1 Multiclínica Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 2.929
2 Multiclínica Boqueirão - Av. Presidente Kennedy, s/nº
3 Multiclínica Tupi - Rua Meinacos, 94
4 Usafa Anhangüera - Rua Josefa Alves de Siqueira, 648
5 Usafa Caiçara – Rua São José, 700
6 Usafa Forte – Avenida Rio Branco s/nº
7 Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, 1.717
8 Usafa Melvi – Rua João Caetano, 101
9 Usafa Mirim - Rua Guilherme Penteado de Campos, 44
10 Usafa Ocian - Avenida dos Sindicatos, 635, esquina com a Avenida Pres. Kennedy
11 Usafa Quietude – R. Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, s/nº
12 Usafa Real - Rua das Begônias, 453
13 Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, s/nº
14 Usafa Samambaia - Av. Araucária s/nº
15 Usafa São Jorge - Av. do Trabalhador, 4.242
16 Usafa Solemar - Av. Presidente Kennedy, 8.021
17 Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luíza Lavalle, 68
18 Usafa Tupiry II - Rua Idelfonso Galeano, 368
19 Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, 46
20 Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Candido da Silva s/nº

Influenza - A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.

Os casos graves da doença evoluem para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) podendo levar até mesmo ao óbito. A vacinação tem como objetivo reduzir a ocorrência desses casos.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário