Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Idosos frequentam aulas de italiano

Professor atende gratuitamente no Conviver Caiçara.

Aprender uma segunda língua é objetivo de muitas pessoas. No caso dos idosos do Conviver Caiçara esta já é uma realidade. Uma vez por semana, três grupos frequentam aulas de italiano com um professor voluntário da unidade. Ao todo, mais de cinquenta pessoas aproveitam o curso que conta com material didático e muita conversação.

Na aula só é permitido falar a língua estrangeira. Desde cumprimentos entre os alunos até as conversas sobre as atividades do último fim de semana. Dessa maneira o grupo do terceiro ano já consegue expressar muito do que aprendeu com o professor.

Todos os alunos têm mais de cinquenta anos. Existem turmas de três diferentes níveis de graduação. O tempo livre e a tranquilidade da rotina diária incentivam os alunos a aprenderem o novo idioma.
Nascido na região de Milão, na Itália, o professor Ugo Lanfranchi está no Brasil há 37 anos e ainda carrega o sotaque do país de origem. Aposentado e morador da região do Bairro Caiçara, frequenta o Conviver onde pratica aulas de ginástica e outras atividades.

Por já ter lecionado o idioma, o professor decidiu repassar os conhecimentos para os colegas da unidade como forma de exercitar o cérebro e manter a memória sadia. “Por isso que a gente fala: vamos gostar do italiano para afastar o alemão, o Alzheimer”, brinca.

O aposentado José de Moura Brasil, de 71 anos, aprendeu italiano quando criança com familiares e amigos. Com o passar do tempo perdeu a pratica do idioma e hoje aproveita as aulas para se atualizar. “Para mim é mais fácil. Gosto muito da prática do idioma”.

A aposentada Therezinha Del Nero, de 82 anos, afirma que as aulas preencheram um tempo livre que ela tinha ao longo da semana. “Ficava em casa, sem fazer nada. Sou descendente de italianos e conhecer essa língua tem a ver com a minha história”, confessa.

As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração de cerca de uma hora. Uma nova turma deve ser montada no meio do ano. Os interessados devem procurar a unidade. O Conviver Caiçara fica na Rua São Domingos, 1.435, Bairro Caiçara. O telefone para contato é o 3594-7497.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário