Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Município prossegue com trabalhos contra dengue

Ações preventivas e de combate a criadouros acontecem durante todo o ano.

Mesmo após o fim da epidemia e da diminuição significativa – cerca de 85% – dos casos de dengue em Praia Grande, a Divisão de Controle de Zoonoses do Município segue realizando os trabalhos de prevenção contra o aedes aegipty. Apenas no mês de maio, equipes de agentes de endemias da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) realizaram mais de 10.500 visitas em busca de criadouros do mosquito.

“Neste momento, nossa prioridade é a aferição do índice de larvas do Município”, explica a chefe da Zoonoses de Praia Grande, Maria Fernanda Gonçalves. “O índice é feito com mostras dos bairros, e é através deles que iremos determinar ações de combate específicas, segundo a necessidade de cada região, como mutirões e controle mecânico e químico de criadouros”, exemplifica.

Atualmente, além da determinação do índice de larvas, Praia Grande realiza visitas constantes a obras, ferros-velhos, comércios e escolas, entre outros, executando o trabalho de controle de vetores, com controle mecânico, biológico (inserção de peixes larvófagos em locais com grande acúmulo de água) e químico, com larvicidas, quando necessário.

Também estão previstas ações educativas e de conscientização, que devem ser elaboradas principalmente em parceria com a Secretaria de Educação. “Nossa intenção é inserir definitivamente nas atividades escolares do Município ações de conscientização para o combate ao aedes”.

Desde o início de janeiro, equipes de agentes de endemias da Cidade já vistoriaram mais de 63 mil imóveis e residências com o trabalho de Bloqueio de Controle de Criadouros. Mais de 105 obras são vistoriadas periodicamente. Já a nebulização, popularmente conhecida como “fumacê” foi realizada em mais de três mil imóveis da Cidade durante o período epidêmico. Sabendo que a Secretaria de Saúde do Estado já considerava que 2013 seria um ano crítico para dengue, desde 2012 Praia Grande vem se estruturando para combater o mosquito transmissor da doença.

Além de quatro novos veículos (três peruas kombis e um Gol), que foram entregues em fevereiro ao Município, foram adquiridas máquinas para nebulização (fumacê) e roupas especiais. A Sesap também investiu na atualização de seus profissionais, e realizou um ciclo de palestras envolvendo mais de 900 funcionários da rede de saúde municipal, entre agentes, enfermeiros e médicos.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Município realizou um mutirão, com mais de 100 servidores municipais, caminhões, retroescavadeiras e outros veículos pesados, que percorreram os bairros Caieras, Quietude e Esmeralda. Foram recolhidas mais de 10 toneladas de materiais inservíveis, e mais de 2.500 residências foram visitadas em busca de focos do mosquito.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário