Pesquisar

Publicações

sábado, 15 de junho de 2013

Orquestra de jovens encanta público no PDA

Mais de 400 pessoas assistiram a apresentação.

Para quem gosta de boa música, o concerto da Orquestra de Cordas do Instituto Pão de Açúcar, realizado na quinta-feira (13), no Palácio das Artes, em Praia Grande, foi um verdadeiro presente. Cerca de 400 pessoas acompanharam a apresentação gratuita dos músicos que contou com clássicos internacionais e também músicas brasileiras. A plateia vibrou com as melodias e interagiu com os artistas.

Um pot-pourri de músicas brasileiras fez o público acompanhar as melodias em coro. “Meu Erro”, do Paralamas do Sucesso; “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e “Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia se misturaram ao som dos violinos, violas, contrabaixos e violoncelos.

Diferente de outros grupos do estilo, a Orquestra utilizou coreografias durante a apresentação. No final do espetáculo, a pedido do maestro Daniel Misiuk, o público acompanhou as músicas com palmas e cantos.

Segundo Misuk, outro diferencial da Orquestra é a união entre os alunos provocada pelo método de ensino, o que faz com que todo o grupo cresça musicalmente, um ajudando ao outro. “A música desenvolve a criatividade, a disciplina e uma série de fatores humanos que ajuda esses jovens a viver em sociedade”.

A orquestra que se apresentou tem alunos de várias cidades da Baixada Santista, inclusive uma integrante praia-grandense, a violeira Ana Claudia Dominguez Alves, de 20 anos.

A apresentação foi assistida pelos alunos do SOS Bombeiros, programa da Secretaria de Promoção Social de Praia Grande (Sepros), em parceria com a corporação. As crianças ficaram bastante entusiasmadas e muitas assistiram ao primeiro concerto de suas vidas.

Suelen Tretone de Amorim, de 16 anos, é uma dessas jovens. Pela primeira vez no teatro, ficou empolgada com a apresentação. “Gostei muito da parte final, porque o maestro interagiu com a gente”.

Já a funcionária pública, Adriana Peniche Bragato, levou o marido e a filha para a apresentação e se admirou com a técnica dos jovens músicos. “Gostei muito das músicas. Acho muito importante essa oportunidade que esses artistas têm de mostrar seus trabalhos”.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, além de ser uma apresentação de excelente qualidade, o trabalho dos jovens incentiva a participação dos adolescentes de Praia Grande no cenário cultural da Cidade. “Percebemos muitos jovens na plateia se misturando ao público mais velho. Isso mostra que os adolescentes também têm interesse em programas culturais”.

Convites – Lobão chama atenção para a falta de comprometimento de algumas pessoas que retiram o convite gratuito mas faltam aos espetáculos, impedindo que outros aproveitem a oportunidade. “É importante que as pessoas não apenas busquem o convite, mas sim, prestigiem a atração”.

Projeto – O programa de ensino de música do Instituto Pão de Açúcar é voltado a jovens de 12 a 21 anos, que não tiveram nenhuma instrução musical. O período de frequência às aulas é de dois anos e durante este tempo os jovens participam inclusive de apresentações internacionais. Muitos se destacam e conseguem vagas nas maiores orquestras do mundo.

Na Baixada Santista, o grupo atende a cerca de 270 jovens e está com inscrições abertas. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.grupopaodeacucar.com.br.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário