Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PIC Quietude oferece aula de pintura em tecido com giz de cera

Técnica é simples e resiste à lavagens.

Para quem não têm muita habilidade com pincéis, tintas e outros materiais, uma professora de artesanato disponibiliza uma técnica muito simples que desperta a criatividade e a curiosidade dos alunos. O giz de cera é usado para colorir fraldas, panos de prato, enfeites para cozinha e tudo mais que a criatividade permitir. A aula acontece uma vez por semana, na unidade Quietude do Programa de Integração e Cidadania (PIC).

Utilizado principalmente por crianças nos primeiros anos escolares, o giz de cera também pode ser aplicado em tecidos. São necessários poucos materiais e apenas quatro passos para se alcançar um bom resultado. Tecido, giz de cera, lixa nº 100 e fixador (Termolina Leitosa).

O primeiro passo é pintar o tecido apoiado na lixa para que dê mais aderência ao pigmento. Em seguida, a cera é removida com o auxílio de um ferro de passar e guardanapos de papel. Ao passar o ferro aquecido, os guardanapos absorvem a cera deixando apenas a tinta nas fibras do tecido.

Por último é aplicado o fixador em toda a pintura e o trabalho posto para secar. É preciso aguardar no mínimo três dias para a primeira lavagem.

A técnica de pintura aceita perfeitamente a mesclagem com outros materiais como tintas autoexpansíveis, que permitem acabamento em alto relevo nos trabalhos, além de aplicações de outros materiais.

De acordo com a professora, Claudia Dorta, qualquer giz de cera pode ser utilizado. Durante as aulas, as alunas também aprendem a fazer os desenhos nos tecidos. “Aprendi com uma amiga e resolvi repassar a técnica. Não conheço ninguém que faça um trabalho semelhante aqui em Praia Grande”, revelou.

O curso é dividido em módulos. Durante as aulas a professora ensina também a desenhar e a variar as aplicações com o giz de cera. Para quem não encontrar a Termolina Leitosa, ainda existe uma receita caseira com a mistura de cola, álcool e água. Cláudia garante que a pintura não sai. “Pode lavar à máquina, usar sabão, alvejante e a pintura não vai desbotar”.

Em sua primeira aula, a dona de casa Andrea Moura dos Santos de Carvalho, confessa que o que mais chamou a atenção foi a facilidade do trabalho e a curiosidade sobre a pintura. “Achei muito fácil, não faz sujeira e também não preciso comprar muitos produtos. Estou adorando fazer essa pintura”.

As aulas são gratuitas e acontecem uma vez por semana. A novidade está disponível apenas no PIC Quietude. O endereço da unidade é Avenida Milton Daniels, sem número, esquina com a Rua Santa Maria de Jesus, no Bairro Quietude. O telefone de contato é 3496-5063.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário