Pesquisar

Publicações

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Praia Grande deve ganhar Centro Especializado em Reabilitação

Projeto da unidade já está sendo analisado pelo Ministério da Saúde.

Praia Grande deve ganhar em 2014 o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O projeto da unidade já está sendo analisado pelo Ministério da Saúde, responsável pelo desenvolvimento do Programa Saúde Sem Limite. O equipamento é destinado ao atendimento de pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

Todos os serviços realizados atualmente no Núcleo Henry, que passa por reformas, serão transferidos para a nova unidade, que contará ainda com modernos equipamentos. Alguns atendimentos disponibilzados no Cemas também terão encaminhamento para o CER. A prioridade em construir o novo centro vai suprir a demanda existente, principalmente dos deficientes temporários, vítimas de acidentes.

O CER em Praia Grande já conta até com local definido. O equipamento funcionará nas antigas instalações do Lar São Francisco de Assis, conhecido como Lar dos Velhinhos. Localizado na esquina da Avenida Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, o terreno mede aproximadamente 3 mil m².

Investimento - Para a obra, serão utilizados cerca de R$ 4 milhões provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Alberto Mourão, atual prefeito de Praia Grande. O investimento total deve girar em torno de R$ 8 milhões, sendo metade paga pela Prefeitura. A manutenção dos serviços será custeada, em grande parte, também pela Administração Municipal.

Núcleo Henry - O prédio do Núcleo Henry de Reabilitação Física e Mental está passando por uma reforma completa de sua estrutura. Os atendimentos aos pacientes estão sendo realizados em uma unidade localizada na Rua São Bernardo, n° 401, Bairro Boqueirão.

O local provisório onde estão ocorrendo os atendimentos conta com instalações que oferecem conforto aos pacientes e acompanhantes. Outro destaque diz respeito a questão de acessibilidade, já que o espaço oferece adaptações para portadores de necessidades especiais em salas, banheiros e outras áreas.

A Sesap segue prestando assistência nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Neurologia e Assistência Social. Atualmente, mais de 500 pacientes recebem atendimento no local.

A chefe do setor de Especialidades Médicas da Sesap, Vera Lúcia Bontempi, afirmou que os atendimentos seguem o cronograma estipulado. “Apesar da reforma e da mudança de local, os serviços estão sendo desenvolvidos. Foram contratados novos profissionais para suprir a demanda. Este é um período de transição. Pedimos que os pacientes entendam que a equipe está fazendo o possível”.

Após os serviços, o prédio do Núcleo Henry será integrado a Usafa do Bairro Mirim, ampliando a oferta de serviços prestados naquela região. A obra faz parte do projeto da Administração Municipal de revitalizar os equipamentos de saúde da Cidade.

“A reforma das unidades de saúde era uma das prioridades estipuladas no plano de governo do prefeito Alberto Mourão. Os trabalhos no Núcleo Henry funcionam como ponto de partida dessas ações”, declarou o secretário de Saúde Pública do Município, Francisco Jaimez Gago.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário