Pesquisar

Publicações

sábado, 8 de junho de 2013

Praia Grande terá Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea

Uma semana para incentivar mais doações de medula óssea. Este é o objetivo do Projeto de Lei nº 26/13, de autoria do vereador Carlos Eduardo Gonçalves Karan, o Tenente Karan (PDT), aprovado em segunda discussão, durante a 18ª Sessão Ordinária, na quarta-feira (5).

A proposta, que institui no Município a Semana e o Programa Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, depende agora da sanção do prefeito Alberto Mourão para entrar em vigor.

De acordo com o texto, a semana será realizada anualmente, de 14 a 21 de dezembro. As atividades compreendem a realização de campanha de conscientização e atividades de esclarecimento para estimular o cadastramento e a doação voluntária de medula óssea, visando ampliar as possibilidades de localização de doadores compatíveis, por meio de armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

O vereador Antonio Eduardo Serrano, o Doutor Serrano (PSB), destacou a importância da iniciativa e desmistificou o processo de doação. “Incentivar o cadastramento voluntário é fundamental, pois sabemos que as chances de compatibilidade são de um para cada 100 mil. Para ser voluntário basta fazer um simples exame de sangue. Com base nesta informação, encaminhada a um cadastro nacional, é possível saber se há compatibilidade. Só assim, se faz a doação de medula óssea”, disse.

O autor da proposta conta que a ideia teve início com o trabalho da ONG Joaninha, que atua há 2 anos no Município, buscando aumentar o número de doadores cadastrados, bem como no acompanhamento de pacientes vítimas de leucemia. “Sabe-se que há 300 mil doadores cadastrados em todo o Brasil, e ainda assim há dificuldade de compatibilidade. Tive amigos e familiares que tiveram esta doença e só quem acompanhou de perto este sofrimento, sabe o quanto é importante ajudar”, finalizou Karan.

Centro de Especialidades Médicas e Assistência Social - Cemas
Avenida Presidente Kennedy, 1.491, Bairro Guilhermina
Telefone: (13) 3474-1631

Para mais informações, basta acessar o site www.madula.com.br
O cadastro do doador fica registrado no site www.inca.gov.br/doador

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário