Pesquisar

Publicações

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Toninhas são encontradas em areias de PG

Animais já estavam em adiantado estado de decomposição.

Duas toninhas, menor espécie de golfinhos do mundo, foram encontradas já sem vida e em adiantado estado de decomposição no domingo (09) e nesta segunda-feira (10), nas praias dos bairros Caiçara e Ocian, em Praia Grande.

Nos dois casos, de acordo com os inspetores da Guarda Costeira da Cidade, Delfo Monsalvo e Marcio Teixeira de Souza, os animais já deviam estar mortos há alguns dias, o que acabou dificultando a identificação das possíveis causas das mortes. “O animal que foi encontrado no Caiçara apresentava algumas marcas de rede de pesca, o que nos deixa preocupados com a questão da pesca predatória”, observou Monsalvo.

Embora não tenha sido possível apurar as causas das mortes, Teixeira afirmou que um dos principais motivos é a prática da pesca com rede conhecida como emalhe, realizada de forma aleatória e que tem como consequência a captura acidental de espécies como a toninha, que é pequena e tem hábitos costeiros, tornando-se muito vulnerável a esse tipo de pesca.

Na última quinta-feira (06), centenas de peixes também foram encontrados mortos em uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros, na faixa de areia entre os bairros Maracanã e Caiçara. A suspeita é que os animais tenham sido vítimas de pesca de arrasto e descarte por serem de tamanho pequeno.

A fiscalização tem sido frequente, mas o número elevado de embarcações e a necessidade de flagrante para a caracterização do crime ambiental acabam dificultando o trabalho da Guarda Costeira, que conta também com o auxílio da população. “É importante que as pessoas denunciem pelo 199 caso vejam ou saibam de alguma situação suspeita”.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário