Pesquisar

Publicações

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Veja fotos dos tapetes de Corpus Christi feitos nas cidades do litoral de São Paulo

Tapetes são confeccionados com materiais variados como serragem, pó de café, pós coloridos e garrafas pets.







Fonte

Vídeo: Tapetes Corpus Christi de Praia Grande - SP

Tapetes Corpus Christi de Praia Grande - SP.
Igreja Nossa Senhora das Graças - Cidade Ocian.
quinta-feira, 30 de maio de 2013

Semana do Meio Ambiente tem programação especial

Atividades promovidas pela Escola Ambiental ocorrem de 3 a 7 de junho.

Uma onda de consciência e responsabilidade ambiental. Este é o tema da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental de Praia Grande, de 3 a 7 de junho. A programação inclui palestras, oficina, exposição e apresentação teatral.

A abertura ocorre na segunda-feira (3), às 10 horas, no auditório Jornalista Roberto Marinho (ao lado do Paço Municipal, anexo ao prédio da Secretaria de Educação). Na ocasião, será lançado o projeto Repropel, que visa estimular o reaproveitamento de papel entre os servidores municipais. No período da tarde, das 14 às 16 horas, será realizada na sede da Seduc uma oficina de confecção de caixas para armazenamento de papel utilizando a técnica do empapelamento. O público-alvo são os funcionários da Seduc. Cada setor deverá mandar um representante para participar da oficina.

Na terça-feira (4), a partir das 9 horas, será realizado evento de lançamento da exposição interativa “Conserve os Oceanos”, na Escola Ambiental, localizada dentro do Portinho. A exposição ficará aberta ao público até sexta-feira. “Este é um tema de extrema relevância para os seres humanos. No oceano, é produzido grande parte de nosso oxigênio proveniente dos microvegetais marinhos, o fitoplâncton. Além disso, do mar é retirada uma variedade de alimentos, como peixes, crustáceos, moluscos, algas. Sem contar a importância do mar para o lazer, turismo, navegação e extração de água”, enfatizou a coordenadora de Educação Ambiental, Glória Bruno.

Na quarta-feira (5), a programação ocorre a partir das 19 horas, no auditório Jornalista Roberto Marinho e inclui apresentação teatral da peça O Sumiço do Piraiaguara, pelo grupo Projovem e a realização de duas palestras. Uma delas traz o tema “Como conservar os oceanos” e será ministrada pelo engenheiro Marcos Campolim, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Outra palestra abordará o programa Esgoto Certo e seu resultado na balneabilidade em Praia Grande, ministrada pela educadora Karla Marques Souza, da Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande. O público-alvo são educadores, universitários, alunos da Educação de Jovens e Adultos e interessados em geral.

Mais informações pelo telefone 3496-5357.

Fonte

Campanha do Agasalho supera 53 mil itens

Expectativa agora é pelo Bazar Solidário.

Faltando pouco mais de 10 dias para o principal evento da programação da 8ª Campanha Metropolitana do Agasalho, O Bazar Solidário, a arrecadação para doação alcançou 53.175 peças. O número é o resultado da soma das nove cidades da Baixada Santista e a expectativa é que o numero alcance os 450 mil itens.

O Bazar acontece no dia 10 de junho, no Centro de Convenções de São Vicente, das 14h às 19h. Os convites para o evento já estão esgotados, porém quem já garantiu a entrada poderá aproveitar os preços baixos praticados no evento.

Quem for ao bazar poderá ainda conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos Fundos Sociais dos Municípios da Região. Cada cidade terá um stand com os produtos para serem comercializados. São itens variados, entre roupas, artesanatos, calçados, bijuterias, e outras peças.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a expectativa agora é pela presença dos compradores no dia da venda. “Sabemos que muitas pessoas compram o convite apenas para ajudar a campanha, mas é importante a presença delas durante o Bazar para garantir a compra dos cobertores para doação”.

Fonte

Saúde terá esquema especial de atendimento no feriado

Serviços de urgência e emergência de Praia Grabde funcionam 24 horas por dia.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande terá esquema especial de atendimento durante o feriado prolongado de Corpus Christi (dias 30 e 31). Os serviços de urgência e emergência do Município funcionam 24 horas por dia. Médicos controladores estarão na retaguarda para que não faltem clínicos gerais, pediatras, bucomaxilos (cirurgiões dentistas) e traumatologistas (ortopedistas).

A Cidade conta com três locais para atendimento de emergência: dois prontos socorros, nos bairros Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire) e o novo equipamento de saúde de Praia Grande, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Doutor Charles Antunes Bechara”, localizada na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Samambaia.

Outras especialidades atendem no Hospital Municipal Irmã Dulce. Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar para 192.

A Sesap confirmou que as 20 unidades de atenção básica (Unidades de Saúde da Família e as Básicas de Saúde) voltam a funcionar na segunda-feira (3), a partir das 8 horas.

Fonte

Ação interdita duas empresas de fachada de transporte clandestino

Força-tarefa envolvendo policiais civis e fiscais da Secretaria de Finanças de Praia Grande interditaram nesta quarta-feira duas empresas de fachada que exploravam nessa cidade o transporte clandestino intermunicipal de passageiros.

A operação foi respaldada por mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim) de Praia Grande, a pedido do delegado Luiz Evandro de Souza Medeiros, titular do 1º DP (Boqueirão).

“Pedimos os mandados à Justiça após registrarmos recentemente 28 termos circunstanciados (TCs) de exercício ilegal da profissão. Todos eles se referem a apreensões de vans e outros tipos de veículos transportando de forma clandestina passageiros do Litoral para a Capital”, explica Medeiros.

Estrutura por trás

A equipe do delegado investigou os casos e descobriu que os motoristas não atuavam individualmente. Eles eram amparados por uma estrutura que lhes dava, além de todo o apoio logístico, outros suportes para a atividade irregular, como se fosse uma agência de viagens legalmente estabelecida.

Com sedes em imóveis residenciais, duas empresas de fachada por nós identificadas divulgavam os serviços de transporte, captavam clientes, vendiam passagens, arrecadavam dinheiro, repassavam valores aos motoristas e ainda serviam como pontos de embarque”, detalha Medeiros.

As viagens negociadas eram de Praia Grande até o entorno da Estação Jabaquara do Metrô, na Zona Sul de São Paulo. As empresas interditadas são o Grupo Fura Fila e o Expresso Praia Grande. Ambas tinham sedes na Vila Mirim, respectivamente, na Rua Antonio Antoniolli, 605, e na Rua Dezessete, 25 – Praça C.

Segurança em risco

Sem recolher impostos e não contando com quaisquer autorizações de órgãos municipais e estaduais para funcionar, as empresas clandestinas “colocavam em risco a integridade dos passageiros”, porque os seus veículos não se submetiam à rigorosa vistoria imposta a quem atua nesse setor, conforme observa Medeiros.

Na hipótese de acidentes, os clientes também não contavam com a cobertura de seguro de vida e de danos pessoais, cuja contratação é obrigatória para empresas do ramo de transporte de passageiros.

Em 26 de abril, o motorista de uma van transportava ilegalmente passageiros de Peruíbe a São Paulo e furou um bloqueio de fiscalização, em Praia Grande. Ele fugiu em alta velocidade, sendo perseguido por 26 quilômetros até ser interceptado na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em Cubatão. Por muita sorte, não ocorreu grave acidente. Bastante assustada, uma mulher que viajava no veículo disse que o condutor “parecia louco”.

Estelionato

Os responsáveis pelo Grupo Fura Fila e pelo Expresso Praia Grande foram identificados as suas condutas ainda são analisadas pelo delegado. No entanto, ele adiantou que os donos das empresas ilegais, em tese, cometeram o crime de estelionato.

“As empresas enganavam a população, oferecendo um serviço ilegal como se regulamentadas fossem”.

As vistorias realizadas nas duas empresas de fachada possibilitaram apreender farto material que comprova a realização da atividade ilícita. Entre os documentos recolhidos estão planilhas de viagens, tabelas de chegada e de saída de veículos, recibos de pagamentos, listagens de motoristas cadastrados, vales-passagem etc.

Fonte

Segurança em PG será reforçada no feriado

Guarda Civil Municipal e Polícia Militar definiram esquema especial.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e a Polícia Militar definiram um esquema especial de segurança para o feriado prolongado de Corpus Christi (30 e 31). As operações integradas entre as duas corporações contarão com um reforço de 90 policiais militares vindos da Capital.

A Guarda Municipal manterá seu efetivo dividido em dois setores: Forte até Aviação e Aviação até Solemar. Além disso, durante a realização da decoração do tapete de Corpus Christi, na tarde de quinta-feira (30) no Boqueirão, uma base móvel será mantida para garantir a tranquilidade dos fieis e turistas. Já no Bairro Ocian, uma viatura da corporação também foi escalada para dar apoio ao evento, que acontece na Avenida Dom Pedro II.

De acordo com o subcomandante da GCM, Luiz Fernando Zeferino dos Santos, no sábado (01) e domingo (02), as bases móveis serão direcionadas para o bairro Caiçara e para o Canto do Forte. “Estamos integrados com a Polícia Militar e Secretaria de Trânsito (Setrans), mas contamos também com o apoio da população no sentido de denunciar e de colaborar com a tranqüilidade de todos”.

Ele observou ainda que as situações de danos ao patrimônio público e desordem social podem ser denunciadas pelo telefone 199.

Com relação à Polícia Militar, Praia Grande foi escolhida pela Coordenadoria Operacional da Polícia Militar para receber o reforço de 90 homens vindos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e da Escola Superior de Sargentos. Durante o período, além deste reforço, o 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento da Cidade, ampliará as escalas do efetivo operacional e administrativo disponível e também alterará horários de atuação.

Guarda Civil – Referência para diversas cidades e estados, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande iniciou as atividades em 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. Em 1989, foi criada a Sub-secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).

Com reestruturação realizada em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal.

Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Segurança Pública e conta com efetivo de 299 guardas e frota de 23 veículos quatro rodas, duas Bases Comunitárias, duas bases fixas, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, 15 bicicletas, além do apoio do Canil com um efetivo de 12 cães.

Os guardas passam por cursos e capacitações constantes com instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma de fogo.

Fonte
quarta-feira, 29 de maio de 2013

VLT chega a São Vicente em 2014

Empreendimento era bastante aguardado pela população e vai modernizar o transporte público da região.

Mapa traz o traçado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista; primeiro trecho corresponde à cor vermelha.

"Dizer da alegria de começarmos aqui uma obra aguardada por 20 anos. É o primeiro VLT elétrico do Brasil, e vamos ter 15 frentes de trabalho simultâneas", disse o governador Geraldo Alckmin sobre o início das obras do primeiro trecho do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), realizado em São Vicente nesta quarta-feira, 29.

"Esta é uma obra regional e metropolitana; [estamos] investindo no transporte coletivo de alta capacidade e qualidade, integrando com os demais modais", destacou o governador. Alckmin também autorizou a licença ambiental de Barreiros a Samaritá (não previsto no projeto inicial) na área continental de São Vicente e de Samaritá até Praia Grande.

O trecho entre Barreiros (São Vicente) e Conselheiro Nébias (Santos) tem 9,5km e será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente) e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos.

Fonte

Seis cidades da Baixada Santista terão que implantar inspeção veicular

Medida também vale para todos os veículos movidos a diesel no estado.
Ação determina que 124 municípios de São Paulo implantem o programa.

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital obteve liminar em ação civil pública determinando que o Estado de São Paulo implante e execute o programa de inspeção veicular em 124 municípios em todo o Estado. Na Baixada Santista seis municípios terão que implantar o programa.

Para o promotor de justiça José Eduardo Ismael Lutti o Estado tem a obrigação de implantar um programa de inspeção veicular harmonizado e abrangente para todo o Estado, conforme previsão do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), do próprio governo, publicado em 2012. Entram no programa as cidades de Praia Grande, Bertioga, Santos, Cubatão, São Vicente, Mongaguá e Guarujá.

Segundo informação do Ministério Público, a ação visa tornar obrigatórias a implantação e execução de programa de inspeção de emissões de gases e ruídos para toda a frota nos municípios das áreas saturadas, conforme previsto no PCPV estadual. O Promotor também pede que em todo o Estado seja feita a inspeção em veículos a diesel. A decisão judicial acata integralmente o pedido feito pelo MP e determina que o Estado implante a inspeção veicular no prazo de 180 dias.

Fonte

Confira o que funciona no feriado de Corpus Christi

Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira (31).

A Prefeitura de Praia Grande decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (31), em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (30). Não haverá expediente nas repartições públicas municipais, funcionando normalmente apenas os serviços essenciais.

O Paço Municipal permanecerá fechado para atendimento ao público. Trabalham os funcionários dos prontos socorros, Hospital Municipal, coleta de lixo, Guarda Civil Municipal, limpeza das praias e feiras livres. As feiras de artesanato, alimentação e vestuário da Cidade funcionam normalmente. O expediente normal retorna na segunda-feira (3).

Confira o que funciona:

Atendimento de emergência: a população conta com dois prontos socorros nos bairros Boqueirão (dentro do Complexo de Saúde Irmã Dulce) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas e está localizada na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Bairro Samambaia. Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar 192.

Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família – não funcionam.

Hospital Municipal Irmã Dulce - atende normalmente.

Guarda Civil Municipal - expediente normal. Atendimento no telefone 199.

Coleta de lixo domiciliar e seletiva – atendimento normal.

Limpeza das praias – diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla.

Feiras livres – serão realizadas normalmente.

Liberação de veículos – Não haverá expediente.

Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego – expediente normal.

Boutique de Peixes (na praia, altura da Rua Rui Barbosa, Canto do Forte) e Mercado de Peixes (praia, altura da Rua Carlos Gomes, Bairro Ocian) - funcionam de segunda a sábado, das 7 às 18 horas; e domingo, das 7 às 14 horas.

Feiras de artesanato (Guilhermina, Ocian e Caiçara) – Inicia atividades a partir das 14 horas.

O Posto de Informações Turísticas (PIT) - funciona das 9 às 18 horas, na esquina das avenidas Castelo Branco e dos Sindicatos, no Mirim.

Central de Informações Turísticas (CIT) – funciona das 9 às 19 horas, esquina das avenidas Pernambuco com Castelo Branco, no Boqueirão.

Feriados - De acordo com o Decreto nº 1.506/10, em Praia Grande há três feriados Municipais, dias de tradição religiosa: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e São Pedro Apóstolo.

Fonte

Cidade tem extensa programação cultural no fim de semana

Entre as atrações estão show musical, exposições e atividade religiosa.

Para quem gosta de atrações culturais, Praia Grande oferece boas opções de lazer no final de semana prolongado, para públicos de todas as idades e atrações para todos os bolsos. Entre as atividades estão os tapetes decorativos e performances teatrais em celebração ao Corpus Christi, show musical com personal dancers e exposições artísticas. Todas as atrações são gratuitas.
Confira a programação:

- Quinta-feira (30)
O já tradicional tapete decorado em celebração ao Corpus Christi, em Praia Grande, ganhará um atrativo a mais em 2013. Aproximadamente 40 artistas da Cidade dramatizarão cenas bíblicas sobre o tapete que será montado no Bairro Boqueirão. A decoração artística também será confeccionada no Bairro Ocian. A missa campal e a tradicional procissão sobre os tapetes estão programadas para acontecer a partir das 16 horas do dia 30.

No Bairro Boqueirão, a confecção do tapete acontecerá em frente à Igreja de Santo Antônio. No total, o trecho contará com 300 metros de vias decoradas divididas em trinta quadros artísticos com o tema “Espelho da Humildade”. No Bairro Ocian, o tapete terá cerca de 280 metros de extensão e seguirá pela Avenida Dom Pedro II.

- Sexta-feira (31)
Na sexta-feira (31), o Bairro Boqueirão recebe o projeto “Sexta Musical”, a partir das 20 horas. Com músicas de gêneros variados, que vão desde o sertanejo até o MPB, a banda Definisom promete agitar dezenas de pessoas no projeto Sexta Musical, na Avenida Presidente Costa e Silva, entre a Alameda Metropolitana e a praia. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) e, segundo o setor, deve continuar a acontecer ao longo do ano nas primeiras e últimas sextas-feiras do mês nos Bairros Boqueirão e Caiçara.

- Sexta e sábado
Para quem gosta de arte e cultura, o Palácio das Artes tem grandes opções nos próximos dias: a exposição fotográfica “Nosso Acervo” e as mostras “Pé Direito” e “Marcos da História da Televisão Brasileira”. As atrações acontecem no Museu da Cidade e na Galeria Nilton Zanotti, ambas no complexo cultural. A visitação é gratuita e acontece das 14 às 20 horas. O Palácio das Artes está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

Fonte

Volta Redonda enfrentará Praia Grande (SP) no Dia do Desafio 2013

Dia do Desafio estará acontecendo em toda a cidade, em academias, clubes, escolas, praças, ginásios e quadras.

Volta Redonda enfrentará a cidade de Praia Grande (SP), no Dia do Desafio 2013, que acontece nessa quarta-feira (dia 29). O Dia do Desafio é uma competição entre cidades do mesmo porte, considerando a população, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de pessoas para a prática de atividades físicas. O Dia do Desafio estará acontecendo em toda a cidade, em academias, clubes, escolas, praças, ginásios e quadras esportivas, com uma programação muito diversificada e procurando levar sempre o incentivo a qualquer atividade física.

O Dia do Desafio é o “dia mundial de promoção da saúde e bem-estar”, e tem como objetivo quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos 15 minutos consecutivos. As cidades competem entre si e ganha aquela que conseguir mobilizar o maior número de participantes, medido em percentual da população.

Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação. Neste desafio, todos os participantes são vencedores. Além do corpo, existem a integração social, criatividade, liderança e espírito comunitário, praticando um estilo de vida mais saudável. Em 2012 o estado do rio de janeiro alcançou a participação de 82 cidades e 2,2 milhões de pessoas, 14% da população do estado.

Fonte

Praia Grande prepara vias para o Corpus Christi

Pasta municipal faz raspagem e pintura de guias e sarjetas. Festejo religioso ocorre quinta (28).

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza os últimos preparativos nas vias que receberão a procissão de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (30). Nas ruas e avenidas onde ficarão aproximadamente 600 metros de tapetes artísticos, nos bairros Ocian e Boqueirão, o setor está executando serviços de raspagem e pintura de guias e sarjetas. A pasta municipal fará também a limpeza dos locais onde ocorrerão os festejos religiosos, em Praia Grande.

O trabalho começou pelas ruas Luiz Antônio de Andrade Vieira e Pedro Florindo, além da Avenida Presidente Castelo Branco, todas no Bairro Boqueirão. Na manhã desta terça-feira (28), a Sesurb executou o serviço na Avenida Dom Pedro II, trecho que compreende a Avenida Presidente Kennedy e a Praça Roberto Andraus, no Bairro Ocian.

De acordo com o chefe da Divisão de Manutenção de Orla da Sesurb, Carlos Rodrigues Bonito Junior, 16 funcionários e dois caminhões ficarão incumbidos em fazer a limpeza dos locais após a procissão. “Dividiremos em duas equipes e, assim que os fiéis passarem pelos tapetes, começará o trabalho de limpeza”, explicou.

O evento, já tradicional no calendário cultural de Praia Grande, tem coordenação artística da Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade (Sectur). Entre os itens que serão usados durante a confecção do tapete artístico estão serragem colorida, borra de café, pedaços de panos, flores e tampas de garrafas pet.

Interdição

O fechamento do tráfego terá início às 8 horas da quarta-feira (29) e tem término previsto para quinta-feira (30), a partir das 21 horas. Enquanto durar a interdição, a Secretaria de Trânsito (Setran) orienta os motoristas que fiquem atentos às placas de sinalização instaladas no local.

No Bairro Boqueirão, a interdição acontece em uma das pistas da Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Canto do Forte/Guilhermina, entre a Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, via que também será interditada até a Rua Pedro Florindo. Motoristas que trafegam pelo local devem utilizar como rota alternativa a Avenida Brasil e Avenida São Paulo.

No Bairro Ocian, a interdição acontecerá na Avenida Dom Pedro II, entre a Praça Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. Enquanto durar o fechamento, a rota alternativa no local será a Rua Oceânica Amabile.

Fonte
terça-feira, 28 de maio de 2013

Gazeta do Litoral doa acervo para Centro de Memória da Educação

Material ficará disponível para consultas e pesquisas.

O jornal praiagrandense Gazeta do Litoral doou, na última semana, parte de seu acervo para o futuro Centro de Memória da Educação, previsto para ser inaugurado em junho. O arquivo contém edições desde o ano 2004, quando o periódico ainda se chamava Gazeta de Praia Grande, até 2013. Depois de passar pelos processos de higienização e restauração no Centro de Memória, as matérias relacionadas à Educação serão disponibilizadas para consulta e pesquisa de historiadores, estudantes, professores e demais interessados.

Nos próximos dias, a historiadora e pesquisadora Mônica Rodrigues, que será a responsável pelo Centro de Memória, estará trabalhando na triagem do material, junto à sua equipe. “Vamos selecionar as publicações relacionadas à Educação. O resto do material será colocado à disposição de outros órgãos de memória que tenham interesse em recuperá-lo e disponibilizá-lo para pesquisa”, explicou. “Por ser um jornal sediado em Praia Grande, o Gazeta do Litoral acompanhou de perto as transformações ocorridas na Cidade e publicou muitas matérias na área da Educação”.

De acordo com a historiadora, o acervo doado é uma fonte de grande importância que, aliada a outras fontes documentais, bibliográficas e orais, servirá para pesquisa e produção de conhecimento sobre a história da educação de Praia Grande. “Um jornal tem a função de acompanhar, investigar, questionar e divulgar os fatos. Mas quando vai para um centro de memória, ele se torna um documento histórico, que vai servir à comunidade de outra forma, sendo muito importante para pesquisas e estudos”.

CME – Previsto para ser inaugurado neste semestre, o Centro de Memória da Educação visa reunir, em um único espaço, documentos de valor histórico produzidos pela Secretaria de Educação (Seduc) e pelas unidades escolares, reconstruindo a memória da Educação Municipal e disponibilizando todo esse acervo para consultas e pesquisas à comunidade. A iniciativa é pioneira no Estado de São Paulo.

Vinculado à Seduc, o órgão funcionará no espaço Porto Aprendiz, um prédio de sete andares, que também abrigará outros setores da Educação. O Centro de Memória contará com acervo de documentos, laboratório de história oral, área administrativa, espaço para exposições, biblioteca de história e historiografia da educação, salas de pesquisa, sala de conservação e restauro de documentos, além da sala de quarentena (onde os documentos ficam em tratamento de restauração antes de serem colocados para consultas).

A ideia surgiu a partir dos projetos Patrono da Minha Escola, Galeria dos Secretários e Galeria dos Diretores, de iniciativa da psicóloga Maria da Glória Tavares Santana e da professora Lucimar do Valle Ribeiro.

Fonte

Moradores não aguentam mais o caos nas estradas e cobram providências

Até quando os moradores da Baixada Santista ficarão presos no trânsito por horas e horas? São dias de trabalho perdidos, compromissos, prejuízos. Nesta manhã, o motorista que utiliza as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) enfrenta mais um dia de caos nas rodovias que ligam as cidades da Baixada Santista à Capital. Está tudo parado em Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

E a previsão é de que ocorram intensos congestionamentos ao longo do dia em decorrência do novo horário de funcionamento dos Pátios Reguladores, localizados às margens da estrada Na última sexta-feira, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), sancionou um decreto que disciplina o funcionamento dos estabelecimentos destinados ao estacionamento de veículos de transporte de carga. Desde segunda-feira, estes locais somente podem funcionar das 8 às 18 horas. Com isso, os caminhões estão represados.

"São quase todos os dias assim e os únicos prejudicados somos nós que trabalhamos no Centro de Santos e precisamos passar pela Anchieta. Quase duas horas dentro do ônibus e a saída foi descer, voltar para casa e pegar outro, lamentável", diz Paula Roberta Paulino, pelo Facebook.

Já o internauta Xandy cobra providência das autoridades. "Será que é tão difícil assim criar um bolsão e liberar os caminhões apenas quando tiver condições de carregarem ou descarregarem no porto? E os nossos compromissos, pois estamos literalmente "ilhados" em Santos. Como queremos ter o maior Porto da América Latina se temos o pior acesso? Como queremos ser uma região sub sede da Copa do Mundo, se ninguém consegue entrar ou sair da Baixada Santista?".

O congestionamento na Cônego Domênico Rangoni atrapalha a vida de todo o mundo. A internauta Alicia Soares diz que seu pai nem chegou do serviço desde ontem. "Ele entrou às 16h de segunda e diz que não tem hora para sair".

"Peguei o ônibus 911 para Cubatão às 5h10, em Praia Grande. Só consegui chegar aoo meu trabalho, em Cubatão, (trabalho na ferrovia), às 10h20. Quase toda a semana é esse caos em Cubatão", protesta Leandro P. Fernandes.

"Trabalho em São Bernardo do Campo e usamos ônibus fretado. Nosso ônibus chegou no centro de Santos às 5h50 e só conseguimos chegar em São Bernardo do Campo às 8h45. Isso porque o nosso motorista pegou vários atalhos em São Vicente e Praia Grande para chegar até a Imigrantes. O que eu não concordo é que a senhora prefeita de Cubatão, que está com seus direitos políticos cassados e seus bens particulares bloqueados, sem fazer nenhum tipo de reunião, baixe um decreto que venha prejudicar tanta gente, principalmente a cidade de Cubatão. Pois os funcionários do polo Industrial de Cubatão também ficaram presos neste congestionamento e chegaram atrasados nas indústrias e conseguentemente a produção teve atrasos", comentou Albero Luiz Ramalho.

"Moro em Praia Grande e trabalho em Cubatão e foi impossível chegar. Até quando vamos ter que conviver com isto? São milhares de pessoas prejudicadas pela incompetência de nossos governantes. Várias pessoas ficaram pressas dentro de ônibus sem poder descer, sem poder voltar", lamenta Paulo Varoli.

Um funcionário de uma industria de Cubatão informnou que saiu ontem às 23 horas do trabalho, mas o fretado só conseguiu chegar na empresa hoje de manhã, por volta das 7 horas. Para chegar em casa, o percurso demorou cerca de duas horas. Inconformado, ele aguarda em casa para retornar ao trabalho às 15 horas, sem a certeza do horário em que o fretado conseguirá chegar ao trabalho.

Fonte

Boqueirão recebe banda Definisom no Sexta Musical

Show, que acontece dia 31 de maio, terá também personal dancers.

Com músicas de gêneros variados, que vão desde o sertanejo até o MPB, a banda Definisom promete agitar dezenas de pessoas no projeto Sexta Musical, na próxima sexta-feira (31). O show gratuito acontecerá a partir das 20 horas na Avenida Presidente Costa e Silva, entre a Alameda Metropolitana e a praia. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) e, segundo o setor, deve continuar a acontecer ao longo do ano nas primeiras e últimas sextas-feiras do mês nos Bairros Boqueirão e Caiçara.

Segundo o dançarino Eber Luis Costam, o “Lelê”, a apresentação contará também com participação especial de personal dancers do projeto Unidos pela Dança. “Os monitores vão tirar o público para dançar, além de montar passos em conjunto com o público. Esse trabalho geralmente faz o maior sucesso porque não é preciso saber dançar, bastar ter vontade de se divertir”, explicou.

Iniciado em agosto de 2007, o projeto “Sexta Musical” era originalmente realizado a cada última sexta-feira do mês, sempre no bairro Boqueirão. Devido ao reconhecimento do público, em 2009, outros bairros passaram a ser atendidos com shows musicais gratuitos.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, o segredo do sucesso do projeto é a qualidade dos grupos musicais selecionados. “O grande triunfo do Sexta Musical é combinar música de gosto popular à qualidade dos grupos escolhidos. Como resultado, recebemos um público de todas as idades e selecionados, que fazem de cada apresentação uma noite agradável e voltada à família”.

Fonte

Teatro e música são destaques na programação cultural de junho

Praia Grande terá espetáculos no Palácio das Artes.

Amantes de teatro têm opção de lazer garantida em Praia Grande no mês de junho. Dentre as atrações está a apresentação infantil Monster High e uma adaptação de Os Três Porquinhos, além do espetáculo musical da Orquestra Grupo Pão de Açúcar. Todas as atrações acontecerão no Teatro Serafim Gonzalez, localizado dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5715.

Confira a programação completa:

- Quarta-feira (12 de junho)
Teatro: “Nem tudo que parece lixo é lixo”
O espetáculo infantil “Nem tudo que parece lixo é lixo” faz parte do projeto “Escola Vai ao Teatro” e é voltado a alunos de unidades escolares da Cidade. A peça contará a clássica história “Os Três Porquinhos” sob a temática da reciclagem do lixo e será apresentado às 14 horas e às 15h30 do dia 12 de junho.

“Nem tudo que parece lixo é lixo” trata da importância da conscientização de crianças no papel de cada um na preservação do meio ambiente. Na encenação, o público se diverte e aprende com os três porquinhos que pequenas ações cotidianas têm papel importante para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A apresentação tem censura livre e duração de 45 minutos.

- Quinta-feira (13 de junho)
Musical: Orquestra Grupo Pão de Açúcar
O espetáculo contará com 30 coralistas, todos da Baixada Santista, e terá a regência do maestro Daniel Misiuk. A apresentação acontece dia 13, às 20 horas. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no Palácio das Artes, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A apresentação da Orquestra Grupo Pão de Açúcar tem censura livre.

- Sábado (22 de junho)
Teatro: “Monster High”
Uma inusitada escola frequentada por filhos de famosas criaturas monstruosas como Frankenstein e Medusa é o tema principal do espetáculo teatral “Monster High”, que será encenado em única apresentação no dia 22 de junho, às 16 horas. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) e estão à venda na bilheteria local.

A história da peça gira em torno da chegada de Frankie (filha de Frankenstein) à escola Monster High. Para ela, que tem apenas 16 dias de idade, não vai ser nada fácil se enturmar e entender as diferenças entre os alunos, que conta com Draculaura (filha de Drácula), Cleo (filha da Múmia) e Deuce (filho da Medusa).

Fonte

Entre 160 e 270 mil veículos devem descer a serra no feriado de Corpus Christi

Estimativa da Ecovias – concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes – leva em conta o período entre 29 de maio e 03 de junho.

A Ecovias estima que durante o feriado de Corpus Christi (30) devem passar pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), em direção ao litoral, entre 160 e 270 mil veículos. A contagem terá início às 0h de quarta-feira (29) e se estenderá até as 23h59 de domingo (02) de junho.

Com o objetivo de garantir melhor fluidez e a segurança dos motoristas, serão montadas operações especiais durante os períodos de maior movimento nas rodovias. Na quinta-feira (30), a partir das 10h, será implantada a Operação Descida 7x3, com as duas pistas da Anchieta e a pista nova da Rodovia dos Imigrantes operando no sentido litoral. Nesse caso, a subida dos motoristas para a capital será feita apenas pela rodovia dos Imigrantes.

Para facilitar o retorno a São Paulo, das 10h às 20h de domingo (02), a Ecovias irá trabalhar com a Operação Subida 2x8. Nessa operação, as duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta funcionam no sentido São Paulo e a descida dos usuários para a Baixada Santista, acontece somente pela pista sul da via Anchieta.

Nesse feriado, o retorno dos turistas também será facilitado pela implantação de duas faixas de tráfego a mais no trecho de planalto da Imigrantes, que foram liberadas nessa segunda-feira pelo Governador Geraldo Alckmin. As faixas, instaladas do km 39,7 ao km 26,2 na pista sentido litoral-capital, aumentarão em 50% a capacidade de tráfego no trecho.

Vale lembrar que as operações especiais com inversão de sentido das pistas são válidas apenas no trecho de serra – entre o km 40 e km 55 da Anchieta e entre o km 40 e km 57 da Imigrantes – e poderão sofrer alterações de acordo com o volume de tráfego.

Recursos disponíveis

A a Ecovias mobilizará 219 profissionais e 58 viaturas, entre guinchos leves e pesados, veículos de inspeção de tráfego, viaturas de supervisão e ambulâncias UTI e de resgate. A equipe de guinchos leves – responsável pelos atendimentos mecânicos e remoção de veículos acidentes – contará ainda com um reforço de 35 veículos, fornecidos pela empresa Porto Seguro, em regime de parceria.

Tempo de viagem

Para que o usuário programe seu trajeto com mais tranquilidade, a Ecovias oferece o serviço de tempo de viagem, disponível nos paineis de mensagem variável (PMV) das rodovias, no site da Ecovias: www.ecovias.com.br e também pelo celular, no endereço www.ecovias.com.br/Mapa-Interativo. O sistema, pioneiro no País, calcula o tempo médio que os veículos levam para percorrer cada um dos trechos do SAI.

Twitter

Para obter informações sempre atualizadas sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias orienta que os motoristas acompanhem a concessionária pelo twitter: @_ecovias. A ferramenta é atualizada a cada mudança relevante nas condições de tráfego e indica as melhores opções para chegar ao litoral ou retornar à capital.

Cuidados

Para que os usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes possam programar e realizar viagens com segurança e conforto, a equipe da Ecovias recomenda que os motoristas poupem o freio na descida da serra, mantendo veículo engrenado, respeitem os limites de velocidade e não trafeguem pelo acostamento. As ultrapassagens devem ser feitas somente pela faixa da esquerda e os motoristas não devem se esquecer de revisar os itens básicos do veículo, tais como água, óleo, combustível e parte elétrica, antes de iniciar a viagem.

Fonte

PG recebe reunião do Condesb na terça-feira (28/05)

Praia Grande receberá, na próxima terça-feira (28/05), a 164ª reunião ordinária do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), às 10 horas, no Palácio das Artes, em Praia Grande.

Além da presença do anfitrião, o prefeito de Praia Grande Alberto Mourão, ainda participará do encontro o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Sérgio Tiezzi, que fará apresentação do projeto Orla Cultural e que contempla 15 museus localizados em cinco cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Praia Grande, Itanhaém, Santos, e São Vicente.

Com acervos exclusivos e visitas monitoradas, a Orla Cultural tem o objetivo de promover a cultura e divulgar o passado rico e histórico da região aos turistas.
As Câmaras Temáticas de Transportes e do Sistema Hidroviário Regional, farão apresentações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. A Câmara Temática de Transportes ainda entregará relatório sobre o tema Bicicletas.

Está programada também a apresentação da Câmara Temática do Sistema Hidroviário Regional, sobre estudo realizado pela Secretaria Especial de Portos, para o uso dos rios da região no transporte de cargas e também de passageiros.
A empresa GeoBrasilis apontará os resultados da primeira etapa do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico, realizado em parceria com a AGEM, e que definirá os rumos dos investimentos na região nos setores de mobilidade urbana, saneamento, habitação e desenvolvimento econômico.

O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Boqueirão.

Fonte

Crianças se apresentam em Sarau Cultural

O Público apaixonado por arte terá a oportunidade de conferir o 2º Sarau Cultural dos alunos da Complementação Cultural da Escola Municipal Antonio Peres, que será realizado nesta terça (28), às 14 horas, nas dependências do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE) Vila Sônia. O evento é gratuito e é promovido pela Secretaria de Educação (Seduc).

O encontro cultural contará com a participação de cerca de 40 crianças e tem o objetivo de estimular o interesse pela leitura e pela arte, seja por meio da música, da poesia, do teatro, da dança ou de qualquer outra manifestação artística.

Entre as atividades que compõem o Sarau estão no repertório apresentações musicais com violão e teclado, dança do ventre, declamação de poesias, contação de histórias, além de apresentações teatrais.

De acordo com o chefe da Divisão de Complementação Educacional, Roberto Hernandes, a iniciativa visa mostrar aos pais e à comunidade o trabalho desenvolvido pelos alunos das aulas de complementação, além de promover a integração entre eles. “As escolas de complementação oferecem atividades que tiram os alunos da ociosidade e proporcionam novas oportunidades de aprendizado, contribuindo para a descoberta de aptidões, além de revelar talentos artísticos”, destaca.

A diretora da unidade escolar, Maria Aparecida Cubilia, diz que a proposta é realizar o evento cultural anualmente. “O resultado do primeiro sarau, realizado em 2012, foi muito positivo e gratificante, acredito que estamos no caminho certo para que todos os encontros sejam um sucesso. Eventos como esse contribuem para a construção do conhecimento e formação pessoal das crianças”, ressalta.

O CAFE Vila Sônia fica na Rua João Andrade de Jesus, s/nº, Bairro Vila Sônia. O telefone de contato é 3496-5066.

Fonte

Bailes agitam unidades do programa Conviver

Eventos serviram para integrar frequentadores e moradores dos bairros.

Dois bailes agitaram as unidades do programa Conviver dos bairros Ocian e Caiçara. Juntas, as atrações somaram cerca de 300 pessoas participantes. As festas, na sexta-feira (24), com muita música e decorações especiais, serviram também para fortalecer a interação entre os frequentadores das atividades organizadas pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) e os moradores da região.

Com o tema ‘Solte Suas Feras’, a sede do Conviver Ocian se transformou em um grande salão de dança. A seleção de músicas agradou a todos, com sucessos atuais e outros mais antigos. Ninguém ficou parado. A diretora da unidade, Maria Tereza Murata, comemorou o sucesso do evento. “Cada pessoa veio vestida com uma peça de roupa com estampas de animais. Os participantes ficam alegres com esse tipo de evento e acabam ainda mais motivados para seguirem com suas atividades. Já estamos programando novas atrações”.

O aposentado Augusto Silva, morador do Bairro Tupi e frequentador da unidade, afirmou que não perde um baile organizado pela Sepros. “É uma ótima oportunidade para dançar, balançar o esqueleto. O pessoal é nota dez, organizadores e participantes. A cada festa dessa me sinto mais jovem”.

Caiçara – O Baile dos Anos 60 agitou o Conviver Caiçara. Roupas típicas da época, decoração que contou até com discos de vinil e música ao vivo com a banda Jonny Star, que foram os destaques da noite.

Durante a festa, dançar com o rosto colocado ao do parceiro era praticamente obrigação. O único problema era a predominante presença feminina no evento. A disputa por um companheiro para adentrar ao salão estava grande. O fato não atrapalhou em nada a animação do público.

A diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, destacou o envolvimento de todos no evento. “Já havíamos organizado outros bailes. Este foi especial pelo tema, e também pelo fato de ser o primeiro com música ao vivo na unidade. Eles não param de dançar e se divertir”.

A aposentada Creusa Aparecida era uma das felizardas por contar com um parceiro para dança, o marido Pedro Barbosa. O casal se mudou para Praia Grande há dois anos. Vindos de Jundiaí, não pensam em abandonar mais a Cidade. “Estamos felizes aqui. No Conviver fazemos ginástica e outras atividades, até aula de italiano. Aqui temos qualidade de vida”, disse.

Idosos – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende seis mil inscritos.

Fonte
segunda-feira, 27 de maio de 2013

Promoção Social oferece cursos gratuitos

São dezenas de opções e as aulas acontecem em diversos endereços.

A unidade Vila Alice do Programa de Integração e Cidadania (PIC), está com inscrições abertas para workshops (curso de um dia) de culinária, com receitas variadas. As inscrições são gratuitas e acontecem diretamente na unidade e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

Na quinta-feira (6), às 14 horas, acontece uma aula de Quiche de Cebola. Na semana seguinte, na sexta-feira (14), também às 14h, os alunos aprenderão a fazer sobremesas dietéticas. São 40 vagas para cada aula.

Para se inscrever é necessário levar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores precisam da companhia e autorização dos pais, além de um comprovante de escolaridade. Outras informações podem ser obtidas na unidade. O endereço é Rua Renata Agondi, 50, Bairro Anhanguera. O telefone de contato é 3496-5067.

Outras unidades do programa também têm vagas disponíveis para diversos cursos, confira.

No PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi. Telefone 3594-5056 / 3496-5064) há vagas para os cursos de Balé, Jazz, Atividade Interativa com Dança, Dança de Salão, Dança Cigana, Dança do Ventre, Dança de Rua, Ritmos Dançantes, Tênis de Mesa, Caratê, Jogos de Tabuleiro, Violão, Musicalização e Percussão.

Já no PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude. Telefone 3496-5063), há vagas de Crochê, Dança de Rua, Pintura em Giz de Cera, Ponto Cruz, Pintura em Tela, Caratê e outras atividades.

No PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623), as vagas são para os cursos de E.V.A., Biscuit e Artesanato em Feltro, Danças Cigana, de Salão, de Rua, Adaptada e Infantil. Na área esportiva há vagas para os cursos de Caratê, Futsal, Tênis de Mesa Ioga e Jogos de Tabuleiro.

A unidade também está com vagas abertas para o workshop de Pão Doce, onde os alunos aprenderão a confeccionar a rosca estrela. Um tipo de pão feito com coco ralado. A aula acontece na quinta-feira (13), às 14h.

O CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065), tem vagas para os cursos de Jogos de Tabuleiro, Dança Cigana, Customização, Caratê, E.V.A., Balé, Jazz, Tênis de Mesa e outras atividades.

No CAFE Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5066), há vagas para os cursos de Caratê, Percussão, Balé, Dança do Ventre e Ritmos Dançantes.

No CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070) há vagas para os cursos de Pintura em Madeira e Customização, Biscuit e Caratê.

Vale lembrar que os dias e horários dos cursos variam de acordo com a unidade. Os PICs e CAFEs são o resultado de uma parceria da Secretaria de Promoção Social de Praia Grande com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município.

Fonte

Expectativa de vendas do comércio é de 20%

A informação é do Sindicato de Comércio Varejista da Baixada Santista, Em 2013, os namorados e as namoradas pretendem gastar de R$ 101 a R$ 200.

Assim que acaba o tempo de vendas para o Dia das Mães, o comércio começa a se preparar para o Dia dos Namorados, que é comemorado no próximo dia 12 de junho. Na Região, segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, a expectativa de vendas para a data gira em torno de 20% em relação ao ano passado.

Em 2012, momento de reaquecimento do comércio, a expectativa foi de 15%. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo sindicato sobre o perfil do consumidor para este período, e também, a expectativa dos empresários do setor. Foram entrevistados 2.500 consumidores e 2.500 lojistas nas nove cidades da Baixada Santista. Mas a maior mudança deste ano vem do valor do ticket médio, ou seja, do quanto, em média, os consumidores pretendem gastar com o presente do amado.

Em 2013, os namorados e as namoradas pretendem gastar de R$ 101 a R$ 200 (52% das respostas). No ano passado, a média foi de R$ 50 a R$ 100. “O que não significa que a expectativa de vendas será o dobro do ano passado.

O que está sendo analisado é que o consumidor garante um poder maior de compra, devido à quitação de dívidas na região, porém normalmente, desta porcentagem, uma parte termina por comprar em menor valor para não entrar em novas dívidas”, conta o presidente do Sindicato, Alberto Weberman.

Voando baixo

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santos, Paulo Levi Latrova, não é tão otimista.

Para ele, a expectativa é 5,5% em relação ao ano passado, assim como foi a última data comemorativa: o Dia das Mães. “O Dia das Mães não foi dentro da expectativa e eu acredito que o Dia dos Namorados também não vai ser.

O motivo é o alto endividamento dos consumidores, que freia as vendas do comércio”, explica. Mesmo assim, Latrova — que é proprietário de uma loja de bolsas e acessórios no Centro de Santos — garante que se prepara para as vendas da data. “Nós sempre nos preparamos para o melhor.

Compramos o que achamos que mais vai vender”, comenta. Assim também pensa o proprietário da loja de calçados Key, Ângelo Carlos Micheletti, que espera um crescimento na venda do Dia dos Namorados, em relação a última data comercial. “O Dia das Mães não foi como o esperado, mas mesmo assim espero um aumento nas vendas do Dia dos Namorados.

Já vamos mudar as vitrines e preparar promoções para a data”, explica. Para o comerciante Rogério Sioufi, proprietário da loja de calçados Dallas, a data será uma boa oportunidade para apresentar as novas coleções de Outono/Inverno. “Se esfriar um pouco, o comércio aquece por conta da mudança de coleção. As mulheres não compraram botas ainda, por exemplo. Espero que aumente as vendas”, comenta.

Presentes

Segundo a pesquisa do sindicato, o item que será mais comprado são as roupas e perfumes, com 21% cada, seguidos respectivamente de produtos de informática, como tablets e notebooks, calçados, acessórios como bolsas e relógios, lingerie, flores e joias.

Forma de pagamento

O meio de pagamento mais utilizado será o cartão de débito, com 29% dos casos, seguido de cartão da loja parcelado, com 26%.

A escolha de cartão de crédito ficou com 23% e, por último, o dinheiro à vista com 22%, o que comprova que em 51% dos casos, o pagamento será quitado no momento da compra. “Diferentemente de grandes períodos como o Natal, o Dia dos Namorados é uma data diferente, onde não se verá tanto movimento nas ruas, porém os maiores valores vêm do consumidor unitário, que comprará mais.

É um período onde as compras são feitas com maior pesquisa e escolha. Na hora da compra, as pessoas já têm uma noção do que querem dar e seguem direto para as lojas segmentadas do produto”, ressalta o presidente do sindicato, Alberto Weberman.

Investimento

A Parte II, realizada com o setor patronal para medir a expectativa de vendas, indicou que 82% dos 2.500 lojistas acreditam que as vendas terão um aumento este ano. Para aumentar as vendas, os empresários do setor investem em vitrine, com 27%, seguido de novos produtos, com 16% e promoções, com 15%. Porém, segundo os consumidores, o fator mais importante para a decisão de compra é o bom atendimento, com 21% das respostas dos consumidores, seguido exatamente dos itens que os empresários estão investindo. “Com a junção destes fatores determinantes, teremos excelentes vendas no período”, afirma o presidente.

Fonte
domingo, 26 de maio de 2013

Ação Cidadania mobiliza mais de 5 mil pessoas

Evento ocorreu neste sábado (25), na EM Gregório França Siqueira, Bairro Esmeralda.

Mais de cinco mil pessoas passaram neste sábado (25), para usufruir de um dos 115 serviços oferecidos pelo programa Ação Cidadania, na EM Gregório França Siqueira, no Bairro Esmeralda. A iniciativa visou reunir uma série de serviços oferecidos pela Administração Municipal, em um único lugar, através de parceria com órgãos como Cartório Civil de Registros, Procon, Delegacia Civil, entre outros. O prefeito Alberto Mourão esteve na unidade, prestigiando o evento.

Moradora do bairro, Yansan Silva dos Santos, compareceu a escola para tirar a primeira via da carteira de identidade dos dois filhos. Na unidade, ela aproveitou para cortar o cabelo das crianças. “Essa ação é importante, pois muitas pessoas que moram por aqui, não têm condições de se locomover para outros locais para tirar carteira de identidade, foto e outros serviços”, destacou.

Olivia de Cássia Avenci, também participou do Ação Cidadania. Na escola, a moradora aproveitou para fazer teste oftalmológico, além de tirar dúvidas sobre IPTU e INSS. “Moro no bairro e fiquei surpresa com a organização do evento. O espaço é propício para o evento e a iniciativa é importante, porque facilita o acesso a vários serviços, inclusive, documentação pessoal”, agradeceu.

Dentre os serviços oferecidos durante o programa, os destaques ficam por conta da emissão de documentos, além de testes rápidos de saúde, cortes de cabelo, assessoria jurídica, entre outros. Para Alberto Mourão, o Ação Cidadania não tem apenas o objetivo de disponibilizar uma série de atendimentos. “Com esse evento, aproveitamos para informar a população sobre os serviços desenvolvidos pela Administração Municipal”, explicou.

“Fora isso, tem o fato de economizarmos esforços da população. Pois, no dia a dia, o morador precisa se deslocar a mais de um lugar para tirar uma carteira de identidade, por exemplo, uma vez que necessita tirar foto e fazer a cópia de algum documento”, continuou o prefeito. “Aqui ele encontra tudo em um único lugar, poupando tempo e, principalmente, dinheiro”.

Para o subsecretário de Ação e Cidadania, Anderson Mendes, o evento permite ainda a integração da Administração Municipal, com a comunidade. “O Ação Cidadania teve um resultado melhor do que esperado. Pois, promovemos também o envolvimento e momentos de lazer para as famílias que residem no bairro. A tal ponto de os pais participarem de atividades lúdicas com seus filhos”, finalizou.

Fonte

Dezenas se reúnem na 1ª Caminhada da adoção em Praia Grande, SP

Objetivo do evento foi lembrar o Dia Nacional da Adoção.
Concentração aconteceu na Avenida Presidente Kennedy.

Dezenas de pessoas resolveram acordar cedo neste domingo (26) para participar da 1ª Caminhada da Adoção na Baixada Santista. O evento, que começou por volta das 9h, foi realizado em Praia Grande com o objetivo de lembrar o Dia Nacional da Adoção.

A maior parte dos participantes da Caminhada vestiu camisetas alusivas ao evento, que foram adquiridas em troca de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos deverão ser entregues, nos próximos dias, para algumas pessoas carentes cadastradas pelo grupo.

A concentração aconteceu na Avenida Presidente Kennedy, na frente do Campo da Aviação. A Caminhada contou com o apoio da Prefeitura de Praia Grande e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente da cidade.

Fonte

Sequestrada com a filha em shopping, empresária não sai mais de casa

O estacionamento do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, registrou dois sequestros neste mês. Na última sexta-feira, as vítimas foram uma empresária, de 43 anos, e sua filha, de 19. Um dos bandidos que participaram do crime foi preso na quarta-feira após ser reconhecido pelas imagens de segurança do estabelecimento, conforme noticiou A Tribuna.

Passada uma semana, a empresária, que prefere não se identificar por questões de segurança, ainda está em choque e tem medo de sair de casa. "Pensei que fosse morrer ou que fossem violentar a gente". Ela conta que, na última sexta-feira, por volta das 18h30, deixou seu cão em um pet shop do Litoral Plaza. Ao voltar ao estacionamento com a filha, percebeu que a porta de trás estava aberta. Quando entrou no veículo, foi surpreendida por um bandido armado. "Olha para a frente, é um sequestro. Fecha tudo e não faz nada, pois tem um comparsa de moto atrás do seu carro. Eu fiz uma fita errada e preciso sair daqui", ordenou.

Em pânico, a empresária disse que não tinha dinheiro, mas que ele poderia ficar com seu carro. "Sai daí logo, não faz gracinha", avisou ainda o sequestrador. Na hora de passar pela cancela do estacionamento, ela entregou o ticket à atendente e, com movimento labial, pediu socorro. Em nenhum momento, segundo ela, os funcionários do shopping desconfiaram da ação.

Ao sair do estacionamento, ela dirigiu até o Terminal Tude Bastos, na Av. dos Trabalhadores, onde parou. Nesse momento, o comparsa de moto entrou no veículo, e a obrigou a ir para o banco de trás junto com ele. O outro bandido assumiu a direção, com a filha dela ao lado. Foram momentos de medo, com ameaças constantes, porque a empresária chorava muito. "Eles disseram que iriam me bater, para eu ficar quieta. E seu fosse policial ou mulher de policial iriam me matar".

Com as duas vítimas rendidas, a dupla exigiu dinheiro. En seguida, pegou o cartão do banco e parou em posto de conveniência, na Vila Tupi, onde um deles sacou R$ 500,00. A quantia não satisfez os criminosos, que queriam ir até a casa das vítimas pegar televisão e outros eletrônicos. A empresária tentou convencê-los, afirmando que morava em outro bairro e que não tinha televisão.

Por sorte, os bandidos desistiram da ação, retornando ao Terminal Tude Bastos, onde saíram do carro das vítimas e foram embora de motocicleta. O sequestro relâmpago durou cerca de 1h30. "Estamos assustadas com tanta violência, temos medo de sair da casa", lamenta a empresária, que registrou o Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial de Praia Grande.

Segurança

Por meio de nota, o Litoral Plaza Shopping informou reconhecer o esforço da Polícia de Praia Grande para a rápida solução do caso de sequestro relâmpago ocorrido no estacionamento do centro de compras. O empreendimento diz que colaborou com as investigações cedendo às autoridades as imagens das câmeras de monitoramento. Os suspeitos foram identificados, um deles está detido e com a prisão preventiva decretada e o caso caminha para ser solucionado, acrescenta. "Reforçamos que o Litoral Plaza mantém um corpo de seguranças em toda a área do estabelecimento para zelar pelos seus frequentadores”.

Fonte

Praia Grande fiscaliza carros em estado de abandono

No último ano, 115 veículos foram retirados das ruas e, de janeiro a maio de 2013, mais de 40 carros abandonados foram alvo da ação.

Veículos considerados em estado de abandono nas vias de Praia Grande são alvo da fiscalização da Secretaria de Trânsito (Setran), com base na lei municipal 1564/11, que regulamenta os critérios de remoção. No último ano, 115 veículos foram retirados das vias da Cidade e, de janeiro a maio de 2013, mais de 40 carros abandonados foram alvo da ação. Após recolhido, o veículo é encaminhado ao Pátio Municipal, podendo ser retirado pelo proprietário após regularização de documentação e pagamento de taxas e eventuais multas.

Segundo o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, um veículo abandonado possui sinais evidentes como vidros e peças quebradas, sem placa e rodas, por exemplo. “A fiscalização é feita quando os carros ficam estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias. No caso de máquinas, reboques ou semi-reboques, a fiscalização acontece quando é constatado que estão deixados na rua a mais de cinco dias nas ruas”, afirmou.

A ação, ainda segundo o secretário de Trânsito, é muito importante. “O veículo abandonado se torna um transtorno nos arredores, pois além de alterar a paisagem, ainda serve de abrigo e esconderijo para pessoas mal-intencionadas”, concluiu Prado.

Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves de Freitas, a fiscalização algumas vezes enfrenta resistências dos proprietários, mas acaba sendo bem aceita. “Durante os trabalhos procuramos os donos e na maioria das vezes eles entendem que estão errados e já providenciam a remoção. Além disso, a vizinhança costuma apoiar o trabalho”, afirmou.

Para informar sobre veículos abandonados nas vias de Praia Grande, denúncias e maiores informações sobre operações de trânsito, o contribuinte pode ligar na linha gratuita da Setran no 0800-7720194. O atendimento acontece 24 horas por dia.

Fonte

Orla ameaçada

O litoral Sul paulista está novamente na mira da construção civil e das promessas de empregos gerados pelo setor.

Nos últimos anos uma cortina de prédios tem se fechado na orla das cidades de Praia Grande e Mongaguá e rumado para Itanhaém, mesmo modelo de Santos, Guarujá e tantas outras cidades.
O atual modelo desenvolvimentista brasileiro, de disponibilidade de crédito para qualquer tipo de empreendimento, tem transformado o território nacional em um espaço de oportunidades capitais para alguns e de prejuízos socioambientais para toda nação.

A orla marítima da cidade é o seu principal atrativo turístico para os visitantes que lotam o município na alta temporada, feriados e finais de semana.
Turismo é a principal fonte de renda na economia local, que por meio das atividades relacionadas à prestação de serviços, assegura a maior parte da receita municipal.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento que estabelece princípios, diretrizes e normas que fornecem orientações para as ações governamentais que influenciam o desenvolvimento urbano.
Neste ano a cidade está passando pelo processo de revisão do seu Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e deve discutir a legislação que trata sobre o uso, ocupação e parcelamento do solo nos espaços urbanos.

Entre os prejuízos que a verticalização sem critérios causa nas cidades que escolheram estimular à implantação deste modelo, estão a perda da ventilação natural, o que ocasiona o aumento da temperatura.
Existem impactos de médio e longo prazo que geram inúmeros déficits sociais e não são contabilizados. A exemplo do que aconteceu historicamente na região, ao seguir este modelo, acaba-se criando empurrando a população de baixa renda para áreas sem nenhuma infra-estrutura.

Além disso, os trabalhadores de grandes obras tendem a se fixarem na cidade. Com a inexistência de alternativas habitacionais, aumentam o contingente de favelas, ocupações irregulares e invasões de áreas públicas, privadas e de preservação ambiental.
Em um bairro residencial com habitações na horizontal todo projetado para suportar uma determinada demanda de água e esgoto, com ruas menores para o transito menos intenso de veículos, receber à construção de prédios com muitos pavimentos, gera um impacto negativo muito sério.

Depois de concluída a revisão do Plano Diretor, todas as contribuições recebidas através das audiências públicas e grupos de trabalho terão os dados consolidados e encaminhados para a Câmara Municipal, que deve votar no plenário as deliberações contidas no documento.
No legislativo a proposta deve passar pela comissão de constituição e justiça e pode receber emendas e substitutivos, que alteram o projeto original. Se aprovado em primeira votação o projeto segue para a sanção do prefeito e entra em vigor na data a publicação.

De acordo com o vereador Conrado Carrasco, membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor, o sombreamento na areia das praias afasta os turistas e prejudica as atividades comerciais e a beleza cênica dos ecossistemas.
“Verticalização é importante para o desenvolvimento do município, mas deve estar em consonância com a realidade socioambiental e a vocação da cidade, que está ligada, diretamente, ao turismo de veraneio, histórico e cultural”, conta Carrasco.

Outro ponto enfatizado por Carrasco, diz respeito ao saneamento básico.
“Hoje Itanhaém conta com menos de 30% de rede coletora de esgoto. E a maioria das áreas que estão sendo escolhidas para receber os empreendimentos não foram planejadas para esse modelo de adensamento urbano", afirma.
São loteamentos sem estrutura para aguentar a pressão sobre o sistema de água e esgoto, o que gera vários transtornos e gastos público à municipalidade e aos órgãos competentes”, completa o vereador.

Fonte
sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vias são fechadas para tapetes de Corpus Christi

Interdições têm início na quarta-feira (29).

Com a confecção dos tradicionais tapetes decorativos em celebração ao Corpus Christi, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) realizará a interdição de vias nos Bairros Boqueirão e Ocian. O fechamento do tráfego terá início às 8 horas da quarta-feira (29) e tem término previsto para quinta-feira (30), a partir das 21 horas. Enquanto durar a interdição, a Setran orienta os motoristas que fiquem atentos às placas de sinalização instaladas no local.

No Bairro Boqueirão, a interdição acontece em uma das pistas da Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Canto do Forte/Guilhermina, entre a Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, via que também será interditada até a Rua Pedro Florindo. Motoristas que trafegam pelo local devem utilizar como rota alternativa a Avenida Brasil e Avenida São Paulo.

Já no Bairro Ocian, a interdição acontecerá na Avenida Dom Pedro II, entre a Praça Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. Enquanto durar o fechamento, a rota alternativa no local será a Rua Oceânica Amabile.

Para mais informações sobre o trânsito na Cidade, o morador pode entrar em contato com a Setran pela linha gratuita 0800-7720194.

Fonte

Conferência Municipal de Saúde ocorre neste domingo

Evento será das 8 às 16 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Praia Grande ocorre neste domingo (26), das 8 às 16 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Na ocasião, serão debatidas propostas e diretrizes para a área para os próximos anos. O evento é organizado Conselho Municipal de Saúde (COMUSA).

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, o debate de ideias com a sociedade é fundamental para construção de um sistema sólido no setor. “O Município conta com uma das melhores estruturas na área da saúde na Região. Temos desafios e a Cidade está trabalhando para melhorar ainda mais os serviços prestados à população. A Conferência tem papel fundamental na formatação de novos projetos e diretrizes”.

Durante as Pré-Conferências Municipais de Saúde foram aprovadas cerca de 250 propostas, que entrarão em debate na Conferência Municipal. Nas dez reuniões, foram eleitos 76 delegados, que representarão as regiões da Cidade no encontro deste domingo.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA), Gilberto Santana dos Santos, destacou a importância da adesão popular. “É a oportunidade que a população tem de expressar seus anseios. A sociedade civil organizada de Praia Grande, representada por ONGs, associações de bairro e outras instituições estão se mobilizando nesta discussão, que é de interesse de todos”.

Fonte

Mutirão de serviços agita Bairro Esmeralda

Ação Cidadania ocorre sábado (25), na EM Gregório França Siqueira.

O programa Ação Cidadania leva aos moradores do Bairro Esmeralda 115 serviços gratuitos. O evento ocorre neste sábado (25), na Escola Municipal Gregório França Siqueira, no Bairro Esmeralda, das 9 às 16 horas. Durante a atividade, a população poderá solicitar a emissão de documentos, fazer exames rápidos de saúde, como hepatite C e glicemia, e ainda tirar dúvidas referentes a atendimentos das pastas municipais.

O programa Ação Cidadania reúne uma série de serviços oferecidos pela Administração Municipal em um único lugar. Para realizar o mutirão, a Prefeitura de Praia Grande conta com a parceria de órgãos como Cartório Civil de Registros, Procon e Polícia Civil. As entidades do terceiro setor também marcarão presença no evento, disponibilizando os serviços desenvolvidos por elas.

Dentre os serviços oferecidos, os destaques são para emissão de carteiras de identidade e trabalho, certidão de nascimento. Corte de cabelo, assessoria jurídica, além de atendimento com relação às áreas de educação, promoção, finanças estão entre as opções.

Participam do programa Ação Cidadania as seguintes secretarias: Educação (Seduc); Saúde (Sesap); Trânsito (Setran); Transportes (Setransp); Promoção Social (Sepros); Finanças (Sefin); Cultura e Turismo (Sectur); Comunicação (Secom); Obras Públicas (Seop); Habitação (Sehab); Urbanismo (Seurb); Meio Ambiente (Sema); Serviços Urbanos (Sesurb); de Governo (Seg); Esportes e Lazer (Seel); Administração (Sead); e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra).

A Escola Municipal Gregório França Siqueira fica na Rua Vitor Meireles, 2.000.

Fonte

CRAS Forte homenageia mês das mães

Comemoração contou com café da manhã e serviços de beleza.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Canto do Forte promoveu uma manhã diferente, nesta sexta-feira (24). Em homenagem ao mês das mães, a unidade realizou um café da manhã especial e serviços de beleza para cerca de 50 mulheres.

Para recepcionar os convidados, foram oferecidos pães, bolos doces e salgados. O dia especial voltado às mulheres foi resultado de uma parceria com a escola de Cabeleireiros Angel Estética, que levou profissionais para cortar, pentear e também modelar sobrancelhas.

Duas salas foram transformadas em salão de beleza. Em uma delas, a jovem Bianca Mihara Oliveira, de 18 anos, aproveitou para mudar o visual gratuitamente, cortando o cabelo e fazendo escova. “Adorei a surpresa, nem sabia que ía ter esses serviços”, comenta.

Já a dona de casa Salete Tereza Cardoso aproveitou para ajustar o corte do cabelo. “Vim para uma reunião e sairei de visual renovado. Gostei muito deste dia”, revelou.

As crianças também ganharam uma sala especial para brincar. Monitores e alunos do Programa ProJovem Adolescente realizaram diversas atividades com a criançada.

Renda Cidadã - A data também serviu para reunir as mulheres filiadas ao Programa Renda Cidadã, do Governo Estadual, atendidas pela unidade. O serviço disponibiliza um auxílio financeiro temporário às chefes de família com renda inferior a meio salário mínimo, entre outras situações. Atualmente, o município atende a cerca de 500 pessoas nessa situação. Outras informações sobre o serviço podem ser adquiridas nas unidades do CRAS de Praia Grande, nos Bairros Canto do Forte, Quietude, Esmeralda e Vila Sônia, ou pelo telefone 3496-5039.

Fonte

Palácio das Artes é fechado à visitação sábado (25)

Equipe da Sectur estará no “Ação e Cidadania”, no Bairro Esmeralda.

O Complexo Cultural Palácio das Artes (PDA), em Praia Grande, estará fechado à visitação excepcionalmente no sábado (25) devido às atividades artísticas que a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realizará no evento “Ação e Cidadania”. Na próxima semana, o local voltará a ser aberto normalmente.

O PDA fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão, e recebe visitas de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas.

O evento Ação e Cidadania será realizado na Escola Municipal Gregório França Siqueira, no Bairro Esmeralda, das 9 às 16 horas, e contará com emissão de documentos como carteiras de identidade e trabalho, certidão de nascimento, assim como atendimentos nas áreas de saúde, educação, trânsito, entre outros.

Na oportunidade, a Sectur realizará também atividades culturais, oficinas e exposições artísticas junto à comunidade.

Fonte

Formação de novo bairro em Praia Grande entra em pauta

A principal entrada de Praia Grande poderá contar com um bairro formado por edifícios residenciais e comerciais de médio e alto padrão a partir de 2016. A previsão é que cerca de 45 mil pessoas estejam residindo no local nos próximos 20 anos. Atualmente, 12 famílias vivem na área, que também abriga grande diversidade de espécies da fauna e da flora.

O licenciamento ambiental do projeto que trata do parcelamento da área foi discutido nesta quinta-feira, em audiência pública, com cerca de 100 pessoas. O encontro foi realizado na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Bairro Guilhermina.

A área, que tem 2,8 milhões de metros quadrados (281,11 hectares), fica nos fundos do Bairro Sítio do Campo, ao lado direito da Avenida Ayrton Senna, sentido Mongaguá – possui limite com o Canal dos Barreiros (norte), Canal dos Japoneses (sul), Canal Praião (leste) e Rio Guaramar (oeste).

Exibir mapa ampliado

O projeto vem sendo discutido há quatro anos e está na etapa de obtenção de licença prévia. Na próxima fase, deverá obter a licença de instalação, concedida apenas após a aprovação do projeto executivo.

Os serviços de parcelamento e infraestrutura levarão quatro anos para serem concluídos e deverão empregar, ao longo deste período, cerca de 120 pessoas da Cidade, preferencialmente. A área será dividida em 65 lotes de tamanhos variados.
Participaram da audiência o secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Germano Seara Filho, e a responsável pela área de licenciamento da Cetesb, Renata Ramos Mendonça.

Planejado

“Imaginamos implantar um bairro planejado, onde as principais características são as ofertas de moradias de médio e alto padrão para fins residenciais, edifícios de escritórios, centros de comércio, serviço e lazer”, explica o diretor da Deplan Desenvolvimento e Planejamento Imobiliário, responsável pelo empreendimento, Armando Sorrentino – que também é sócio da PG 2008, empresa proprietária da área.

De acordo com Sorrentino, o projeto buscou a “convivência harmoniosa do desenvolvimento urbano com a preservação ambiental”. Da área total, a ideia é que 15,56% (ou 437.236 metros quadrados) serão destinados à criação de lotes e 75% (2.129.060 metros quadrados) serão preservados.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto de urbanismo, Nelson Teixeira Neto, a proposta do loteamento se integra às características da Cidade e a grande área do entorno.

“Usamos o conceito de três centralidades, que terão uma densidade um pouco maior, fazendo com que se tenham comércio e serviço ao acesso das pessoas, a pé ou de bicicleta, no máximo em cinco minutos”, explica Teixeira Neto.

Questionamentos

Poucas pessoas se inscreveram para fazer perguntas, críticas ou sugestões na audiência. Contudo, as que participaram demonstraram preocupação com o impacto ambiental do loteamento e na malha viária, principalmente na entrada da Cidade, cujo trânsito já é carregado.

Quem quiser fazer críticas ou sugestões sobre o projeto de parcelamento do solo na área do Sítio do Campo tem cinco dias úteis para enviar o material à Cetesb: Rua Borges, 261, Macuco, Santos. Mais informações no www.deplan.com.br.

Fonte

Idosos “soltam as feras” em baile temático

Festa acontece no Conviver do bairro Ocian.

Os moradores do Bairro Ocian e região, da terceira idade, poderão participar de um evento diferente, nesta sexta-feira (24). O Baile “Solte Suas Feras” promete agitar os idosos, frequentadores ou não, do programa Conviver Ocian. A entrada é gratuita e o único requisito é vestir estampa animal.

A iniciativa serve para integrar os frequentadores da unidade e os moradores da região. A festa será animada pela professora de ginástica, Ana Cecília, que atuará como DJ. Serão oferecidas salgadinhos e bebidas variadas.

O Conviver Ocian fica na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Dom Pedro II, no Bairro Ocian. Ao lado da estátua de Netuno. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5061.

Idosos – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende seis mil inscritos.

Fonte

Moradores de Praia Grande, SP, reclamam de buraco em calçada

Problema no bairro Jardim Imperador aumenta por causa da chuva.
Prefeitura afirma que uma equipe fará os reparos nos próximos dias.

Um buraco na calçada, que começou com cerca de 20 centímetros, e atualmente ocupa toda a extensão entre a rua e uma residência, preocupa uma morada de Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com informações e fotos enviadas pela internauta Sílvia Regina Messaggi pelo VC no G1, toda vez que chove o tamanho do buraco fica maior. A moradora disse que entrou em contato com a prefeitura no final de março, mas até o momento nada foi resolvido.

Segundo Sílvia Regina, o buraco na calçada da rua Poços de Caldas, no bairro Jardim Imperador, começou com um tamanho pequeno. “No dia 20 de março abriu um buraco de 20 centímetros em frente a minha casa. Eu entrei em contato com a Sabesp para falar sobre o problema, porque eu achei que o bueiro que fica embaixo da minha calçada era problema deles. Eles vieram até aqui e constataram que era um problema da Prefeitura. Eu entrei em contato com a Prefeitura no dia 25, mas até agora eles não fizeram nada”, explica a internauta.

Ainda segundo a moradora, o problema na calçada era pequeno quando começou, há cerca de dois meses, e atualmente virou uma cratera, atrapalhando a passagem de pedestres. “Ele estava pequeno, mas conforme vai chovendo o buraco aumenta. Eu poderia jogar cimento em cima para tapar, mas a minha rua enche, então resolveria um problema meu e aumentaria o dos vizinhos”, finaliza a internauta. Sílvia reclama do descaso da Prefeitura e alega que gasta mais de R$ 1.500 de IPTU anualmente e não tem retorno da órgão municipal.

Nota da Redação: Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb), que uma equipe foi enviada ao local na tarde desta quinta-feira (23) e constatou o problema existente na rede de drenagem citada. Ainda de acordo com o setor, o reparo será realizado nos próximos dias, assim que o período de chuvas terminar. A Prefeitura disse ainda que pedidos de reparos em vias públicas podem ser feitos pelo telefone 0800-102027.

Fonte

Dengue na Baixada Santista é recorde no Estado de São Paulo

O balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta ainda um recorde histórico na região.

Em menos de cinco meses, a Baixada Santista registrou mais de 25 mil casos de dengue, um número considerado recorde em todo o Estado de São Paulo. O balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta ainda um recorde histórico na região, ultrapassando os números registrados em 2010, quando a Baixada apresentou um quadro crítico da doença, avaliada como uma verdadeira epidemia.

Os primeiros casos da doença começaram a aparecer logo após a virada do ano. Em março, pelo menos seis das nove cidades que integram a região metropolitana da Baixada Santista já haviam decretado situação de emergência, que ocorre quando há o registro de 100 casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Outro fato que chamou a atenção das autoridades sanitárias foi a elevação do número de óbitos: 11 nos primeiros quatro meses. Foram cinco mortes em Santos, três em Cubatão, duas em São Vicente e uma no Guarujá. O Instituto Adolfo Lutz ainda avalia outras cinco mortes suspeitas. No pico da epidemia em 2010, 71 pessoas morreram em consequência da doença.

Levantamento efetuado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que em todo o Estado de São Paulo foram registrados 42.400 casos de dengue. Santos é a cidade com o maior número de pessoas infectadas: 9.126 casos, seguida por Cubatão, com 4.284 e São Vicente, com 2.304.

Diante do aumento do número de casos, as prefeituras das nove cidades desencadearam uma série de ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, já que o clima quente e úmido favorece a proliferação do inseto. Paralelamente, toda a região foi obrigada a ampliar a rede de atendimento de urgência e emergência.

Em Santos, as Unidades Básicas de Saúde expandiu o horário de funcionamento para que as pessoas fossem facilmente atendidas, sem a necessidade de recorrer aos prontos-socorros. Com a queda da temperatura no decorrer deste mês, a expectativa dos médicos é de que a incidência da doença apresente um declínio.

Fonte

Praia Grande recebe apresentação da orquestra Pão de Açúcar

O Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande, receberá apresentação gratuita da Orquestra Pão de Açúcar, do Instituto Grupo Pão de Açúcar, dia 13 de junho, às 20 horas. O espetáculo contará com 30 coralistas, todos da Baixada Santista, e terá a regência do maestro Daniel Misiuk. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no local a partir da próxima semana, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

O grupo foi criado no ano 2000 e desde então o Instituto Pão de Açúcar tem oferecido educação musical para jovens de 10 a 18 anos. A intenção do projeto é estimular a valorização da cultura regional, do trabalho em equipe, da concentração e da disciplina. Os alunos que mais se destacam nas aulas participam da Orquestra, apresentando música com repertório rico e variado, permanecendo nela até os 21 anos de idade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, o grupo promete encantar a plateia com sua energia contagiante e alto desempenho técnico. “É um trabalho muito bonito. Amantes de boa música, com toda a certeza, vão gostar bastante”, afirmou.

O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

Fonte

Ação Integrada realiza reuniões com representantes da Vila Sônia

Ocasião serviu para abordar carências do bairro e anunciar investimentos.

Líderes de associações, ONGs, igrejas, além de alguns comerciantes do bairro Vila Sônia conheceram de perto as estruturas, projetos e serviços prestados pelas secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde Pública (Sesap). Os encontros, realizados na quinta-feira (22) e organizados pela Subsecretaria de Ação e Cidadania, fazem parte do programa Ação Integrada.

De acordo com o subsecretário de Ação e Cidadania, Anderson Mendes de Andrade, as reuniões permitem desfazer boatos e informações deturpadas sobre a Administração Municipal. “Assim não há interlocutor e muito menos disse me disse. Além de informarmos, os encontros promovem ainda a troca de experiências com os moradores, que vivenciam o dia a dia das comunidades”.

Os moradores tiveram a oportunidade de falar sobre seus anseios em relação ao bairro, como, por exemplo, a preocupação com o uso de drogas e a necessidade de ampliar a oferta de atividades esportivas e recreativas. A representante da ONG Projeto Faces, Maria Eduarda, elogiou a iniciativa da Administração Municipal. “Desta forma, temos como informar a realidade que vivemos dentro do bairro e as nossa reais necessidades”.

O diretor do Esporte Clube Vitória, Claudio Barbosa de Oliveira, comentou que esta reunião poderá funcionar como ponto de partida para criação de uma Associação de Bairro. “As reunião serviram para esclarecermos nossas dúvidas. Agora vamos unir forças e trabalhar para montarmos a Associação que representará a Vila Sonia”.

Educação – A reunião na Seduc contou com a participação da secretária de Educação, Sandra Galvão, que enfatizou a importância da aproximação entre Poder Público e comunidade. “Vocês representam os moradores, que são os que mais conhecem os problemas do bairro profundamente, porque vivem ali. Portanto, o relato de vocês é muito importante e nos dá uma direção. Ouvir vocês é uma forma de descentralizar e compartilhar o poder”, afirmou, ressaltando também o carinho que tem pelo bairro. “Foi na Vila Sônia que iniciei minha vida profissional, como professora. Além disso, minha mãe e outros familiares moram lá. Tenho raízes no bairro e um carinho especial por toda aquela região”.

Ouvindo os relatos dos representantes da Vila Sônia a respeito dos trabalhos desenvolvidos por suas entidades, a secretária também destacou a necessidade de divulgar suas próprias ações, para que outras pessoas do bairro conheçam e possam usufruir delas.

Saúde – O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, explicou as novas diretrizes para o setor. Todo planejamento traçado está sendo definido através de estudos realizados pela secretária. Entre os destaques para maior investimentos na atenção básica estão o aumento do número de equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), construções de novas unidades, reformas e revitalizações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados a dispensação de medicamentos.

O secretário confirmou ainda que a Vila Sônia será contemplada com uma nova Unidade de Saúde da Família (Usafa). “Haverá mais uma unidade no Bairro. O projeto já está inscrito no Ministério da Saúde. Com este novo equipamento, a área ganhará em qualidade de atendimento prestado”, disse.

Fonte
quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 31

Apenas serviços essenciais funcionarão durante feriado prolongado.

Em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (30), a Prefeitura de Praia Grande decretou ponto facultativo na sexta-feira (31). Não haverá expediente nas repartições públicas municipais, funcionando normalmente apenas os serviços essenciais.

O Paço Municipal permanecerá fechado para atendimento ao público. Trabalham os funcionários dos prontos-socorros, Hospital Irmã Dulce, coleta de lixo, Guarda Civil Municipal, limpeza das praias e feiras livres. As feiras de artesanato, alimentação e vestuário da Cidade funcionam normalmente. O expediente normal retorna na segunda-feira (3).

Confira o que funciona:

Atendimento de emergência: a população conta com dois prontos socorros nos bairros Boqueirão (dentro do Complexo de Saúde Irmã Dulce) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas e está localizada na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Bairro Samambaia. Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar 192.

Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família – não funcionam.

Hospital Municipal Irmã Dulce – atende normalmente.

Guarda Civil Municipal – expediente normal. Atendimento no telefone 199.

Coleta de lixo domiciliar e seletiva – atendimento normal.

Limpeza das praias – diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla.

Feiras livres – serão realizadas normalmente.

Liberação de veículos – A Secretaria de Trânsito (Setran) decidirá por Portaria a respeito do funcionamento do serviço de liberação de veículos neste dia

Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego – expediente normal.

Boutique de Peixes (na praia, altura da Rua Rui Barbosa, Canto do Forte) e Mercado de Peixes (praia, altura da Rua Carlos Gomes, Bairro Ocian) – funcionam de segunda a sábado, das 7 às 18 horas; e domingo, das 7 às 14 horas.

Feiras de artesanato (Guilhermina, Ocian e Caiçara) – Inicia atividades a partir das 14 horas.

O Posto de Informações Turísticas (PIT) – funciona das 9 às 18 horas, na esquina das avenidas Castelo Branco e dos Sindicatos, no Mirim.

Central de Informações Turísticas (CIT) – funciona das 9 às 19 horas, esquina das avenidas Pernambuco com Castelo Branco, no Boqueirão.

Feriados – De acordo com o Decreto nº 1.506/10, em Praia Grande há três feriados Municipais, dias de tradição religiosa: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e São Pedro Apóstolo.

Fonte

Cursos do Via Rápida Emprego têm calendário definido

Empenho do Governo Municipal possibilita cursos profissionalizantes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedettra), da Prefeitura de Praia Grande, já definiu o calendário de cursos profissionalizantes do programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo. As duas primeiras capacitações ministradas pelo Senac são de Técnica em Vendas e Básico em Rotina de Escritório, com 30 vagas cada, e ocorrem a partir de agosto deste ano, no CAFE Sérgio Mainente, Rua Ana Pereira de França, 295, Bairro Esmeralda.

O Município foi contemplado com diversos cursos entre eles de assistente administrativo em transporte, ministrado pelo Senat; bartender, camareira e garçom, que serão realizados na Unidade Móvel do Via Rápida; básico em rotinas de escritório, ministrado pelo Senac; logística básico, também ministrado pelo Senat; técnicas de vendas, pelo Senac; e assistente administrativo, que será destinado exclusivamente a pessoas com deficiência e ministrado pela Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Nilson Carlos Duarte da Silva, desde o início da gestão do prefeito Alberto Mourão, houve grande empenho do setor para trazer cursos técnicos e profissionalizantes à Cidade. Em janeiro, o prefeito e ele se reuniram com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e do gestor de parcerias e convênios do Centro Paula Souza, André Falchi Bueno; e da diretora da Etec Praia Grande, Sônia Budin para pleitear, entre outras coisas, a implantação do Ensino Médio Integrado com o Técnico.

O projeto prevê a construção de quatro prédios para a instalação dos cursos, com estimativa de início das obras para 2014. “Esta é uma das ações para as quais o prefeito vem se empenhando. A vinda desses cursos para a Cidade é fruto dos esforços para garantir qualificação de qualidade. É um trabalho que não para, é cíclico, pois à medida que qualificamos um determinado setor, outros passam a ter uma demanda maior”, disse o secretário.

Os interessados em se cadastrar devem ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Têm preferência para a seleção os candidatos com maior idade, com menor escolaridade, as mulheres que sejam arrimo (principal sustento) de família e as pessoas com maiores encargos familiares. O cadastro deve ser feito pelo site www.viarapida.sp.gov.br no link cursos. O número de vagas e a data de início das aulas só serão divulgados após o cadastramento dos interessados.

Outras informações podem ser obtidas na Sedettra que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude. O telefone é 3471-1224.

Fonte