Pesquisar

Publicações

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Evento apresenta o Programa ALI a empresas de Praia Grande

Realizado em uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de promover a inovação tecnológica em micro e pequenas empresas (MPE), o Programa Agente Local de Inovação (ALI) será apresentado aos empresários de Praia Grande na quarta-feira (3/7).

O encontro será realizado na sede da Associação Comercial do Município (Rua Espírito Santo, 782, Boqueirão), das 16 às 18 horas.

Na oportunidade, o consultor do Sebrae-SP, Ricardo Curado, vai apresentar a palestra “Controles Financeiros”. O evento é gratuito e é dirigido a empresas dos segmentos de panificação, serralheria, metal-mecânica, gráfica, moveleira, marmoraria e indústria de alimentos. As inscrições podem ser feitas pelo fone (13) 3289-5818 com Silvia Della Matrice, gestora do Programa ALI.

O ALI já atendeu 448 empresas na Baixada Santista, sendo 27 em Praia Grande. Das MPEs envolvidas no projeto, são 59,57% do segmento de Panificação, 28,72% do segmento alimentício, 7,98% do setor de confecções e outros segmentos que compõem ramos como indústrias de acrílico, bambu, química, gelo, gráfica, móveis e construção (3,72%).

Os agentes locais também estão atendendo as pequenas empresas do setor de serviços voltados aos seguintes segmentos: Lavanderias; Academias; Oficina mecânica; Aluguel de guindaste; máquinas e equipamentos; Extintor de Incêndio; Dedetizadora; Manutenção de Ar Condicionado; Bombas e filtros hidráulicos; Posto de Gasolina; Estacionamento; Chaveiro.

Como funciona Os empreendedores da região estão recebendo, desde novembro de 2012, visitas de 16 agentes locais de inovação, que são bolsistas do CNPq capacitados pelo Sebrae. Graduados e com formação específica para atuar junto às pequenas empresas na área de inovação, vão elaborar diagnósticos, relatórios, pesquisar fontes de recursos e de apoio e contribuir para facilitar o processo de inovação em empresas locais. Com o apoio dos gestores locais do Sebrae-SP, vão produzir artigos científicos com base na experiência, também.

A partir dessa avaliação, os agentes irão propor a construção de um plano para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa. Depois de definido, esse plano será implementado sob a responsabilidade da empresa e com o acompanhamento do agente local de inovação. “Essa aproximação entre o conhecimento da academia e o Sebrae-SP é fundamental para inserir a inovação no cotidiano das MPEs”, destaca o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi.

A meta é ampliar ainda mais programa ao longo de 2013. ““Até 2014 queremos ampliar o programa e atingir 800 empresas. Com isso, vamos consolidar e ampliar os conceitos de inovação entre as micro e pequenas empresas na nossa região”, ressalta Franzosi.

Serviço:

Apresentação do Programa ALI e palestra “Controle o seu estoque e não perca dinheiro”.

Data: 03/7/2013.

Horário: 16 às 18 horas.

Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG),

Local: Rua Espírito Santo, 782, Boqueirão.

Evento gratuito.

Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita).

Fonte

Sábado será celebrado dia de São Pedro e São Paulo

Neste final de semana tem comemoração dupla na Igreja Católica. No sábado, será celebrado o dia de São Pedro e de São Paulo. Nas paróquias da Baixada Santista uma ampla programação está sendo preparada para a data.

Na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Ponta da Praia, em Santos, a celebração já tem início nesta sexta-feira e segue até domingo. Segundo o pároco Rovilio Gizzardi, a comemoração é uma homenagem aos marítimos e pescadores, que têm São Pedro como padroeiro.

Na sexta, a partir das 14 horas, a imagem do santo passará por locais que têm a ver com o mar, como o Instituto da Pesca, Museu do Mar, Pier dos Pescadores, Mercado do Peixe e o Terminal de Pesca.

Sábado, entre 9h30 e 11h30, acontece a bênção dos documentos e das chaves de casas e carros, das 9 às 11h30. Durante os três dias, haverá barracas de festejos juninos para a população.

Em Guarujá, a 28º Festa em Louvor ao Padroeiro dos Pescadores, que acontece na Praia do Perequê, marca a comemoração neste sábado. A celebração começa com procissão até a praia.

A Procissão Marítima, que acontece em seguida da Missa Campal, terá a imagem do santo conduzida em alto mar pelos pescadores, com apresentação de cerca de 30 barcos decorados. Os mais criativos serão premiados.

Já para festejar o feriado do padroeiro de Praia Grande, São Pedro, será realizada missa em ação de graças, na Igreja de São Pedro (Praça de São Pedro, Caiçara), a partir das 19 horas. O show pirotécnico acontece após a missa. Os fiéis ainda poderão ver a apresentação musical.

Confira a programação na região:

Guarujá:
28º Festa em Louvor ao Padroeiro dos Pescadores

Sábado

9h: procissão da comunidade São Pedro
10h: Missa campal seguido de procissão marítima
Endereço: Praia do Perequê

Peruíbe:

Matriz São João Batista

Sábado

16h30: Passeio de barcos e bênção
do anzol no Porto
17h: procissão de São Pedro saindo do Porto em direção à Matriz
18h30: Missa dos pescadores na Matriz
19h30: Apresentação do “Studio Dança Cynthia Riggo”
20h: Apresentação da Quadrilha “Tia Chalico”, de São Vicente
20h30: Show Musical

Domingo

19h: missa
20h: Show Musical
Endereço: Praça Mons Lino Passos, 52 - Centro, Peruíbe. Tel.: 3455-1491

Praia Grande:

Igreja São Pedro

Sábado
19h: Missa em ação de graça
20h: show pirotécnico
20h30: Show da dupla Nando Mendes e Gil Monteiro, da Canção Nova.
Endereço: Praça de São Pedro, Bairro Caiçara

Comunidade São Pedro

Sexta-feira

18h:Terço, tríduo e missa

Sábado

18h: Terço, tríduo e Missa.

Domingo

Festa de São Pedro e São Paulo, oração do Terço

14h: Procissão
15h: Missa
Endereço: Rua Padre Antônio, 260, Vila dos Pescadores.

Comunidade São Pedro e São Paulo

Sexta-feira

19h: Tríduo de São Pedro.
Sábado

19h: Missa festiva
Endereço:Rua São Benedito, 761 , Vila Caiçara. Tel.: 3477-5498

Santos:

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

Sexta-feira

14h: Visita da Imagem de São Pedro aos pescadores
19h: Missa, seguida de Quermesse

Sábado

9h: Bênção das chaves e dos documentos
16h: Missa em homenagem aos homens do mar
19h: Novena em honra de São Pedro

Domingo

9h: Missa
14h30: Saída das imagens
16h30: barco chega com as imagens na ponte Edgard Perdigão seguido de procissão de São Pedro
18h: Missa conclusiva

Endereço: Av. Almirante Saldanha da Gama, 114, Ponta da Praia. Tel.: 3261-4076.

São Vicente:

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sábado

18h30: Novena e Missa

Domingo

18h: Festa da Padroeira, procissão e missa
Endereço: Rua Gilberto Esteves Martins, 711, Jardim Rio Branco. Tel.: 3576-0873.

Paróquia São Pedro Pescador

Sexta-feira

19h: Tríduo de São Pedro

Sábado

17h: Tríduo de São Pedro

Domingo

8h e 16h: Missa campal de São Pedro
Endereço: Avenida Manoel da Nobrega, 256, Itararé. Tel.: 3468-5371

Fonte

Porto das Artes realiza 2ª Festa das Artes neste sábado

Evento terá apresentações de dança em vários estilos e show da banda Macaco Prego.

Neste sábado (29), à partir das 15 horas, a escola municipal Porto das Artes realiza sua 2ª Festa das Artes. Apesar do clima caipira imprimido às festas do mês de junho, o evento do Porto das Artes vai além da tradicional quadrilha. A festa terá apresentações de balé, jazz, danças populares e outros estilos, além de show da banda Macaco Prego, que encerrará o evento. Aberta ao público, a festa será realizada no galpão da escola Anahy Navarro, localizado na Avenida Costa e Silva, nº 1.099, Boqueirão.

Uma das atrações da festa será a performance dos alunos de violão do Porto das Artes, que apresentarão músicas em estilos baião e sertanejo, como Luar do Sertão, Asa Branca, Menino da Porteira e Forró do Gonzagão, entre outras. Contação de histórias também fará parte da programação.

De acordo com a responsável pela escola, Luciana Rocha, até a tradicional quadrilha fugirá do padrão, trazendo surpresas para o público. As barracas oferecerão comidas típicas juninas, a preços populares.

Porto das Artes - Vinculada à Coordenadoria de Complementação Educacional, Esporte e Cultura na Escolas, a escola municipal Porto das Artes oferece as atividades do programa SuperEscola Cultural aos alunos de Ensino Fundamental de Praia Grande no horário oposto ao das aulas regulares, com o objetivo de ampliar sua permanência no contexto educacional de forma saudável e atrativa. Além de manter os estudantes longe das ruas, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores. O SuperEscola Cultural oferece aulas de dança, teatro, violão e musicalização.

Fonte

Praia Grande tem 20 vagas para Costureira

Interessadas nas vagas devem se cadastrar de segunda a sexta-feira no PAT.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande está com 29 oportunidades de trabalho para a próxima semana. O destaque é para costureira, que está com 20 vagas disponíveis.

Mas há também colocações em outras áreas como recepcionista, cozinheiro e eletricista de autos. A relação completa você confere abaixo.

Os interessados devem comparecer à unidade, que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, Bairro Quietude, próximo ao PS Quietude, de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas. Atualmente, não são mais distribuídas senhas e o cadastro pode ser feito das 8 às 11 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3474-4856.

Todas as vagas são para trabalhar em Praia Grande e exigem experiência na função. Para se cadastrar o candidato deve apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS, se possuir. Quem preferir, ainda pode realizar o cadastro pelo site maisemprego.mte.gov.br, onde é obrigatório o número do PIS.

Confira a seguir os cargos e o número de vagas:

Cargo: Copeiro
Vagas: 01

Cargo: Cozinheiro
Vagas: 01

Cargo: Porteiro
Vagas: 01

Cargo: Pizzaiolo
Vagas: 01

Cargo: Recepcionista
Vagas: 02

Cargo: Costureira
Vagas: 20

Cargo: Gerente financeiro
Vagas: 01

Cargo: Auxiliar de costura
Vagas: 01

Cargo: Eletricista de autos
Vagas: 01


Fonte

Praia Grande deve ganhar Centro Especializado em Reabilitação

Projeto da unidade já está sendo analisado pelo Ministério da Saúde.

Praia Grande deve ganhar em 2014 o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O projeto da unidade já está sendo analisado pelo Ministério da Saúde, responsável pelo desenvolvimento do Programa Saúde Sem Limite. O equipamento é destinado ao atendimento de pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

Todos os serviços realizados atualmente no Núcleo Henry, que passa por reformas, serão transferidos para a nova unidade, que contará ainda com modernos equipamentos. Alguns atendimentos disponibilzados no Cemas também terão encaminhamento para o CER. A prioridade em construir o novo centro vai suprir a demanda existente, principalmente dos deficientes temporários, vítimas de acidentes.

O CER em Praia Grande já conta até com local definido. O equipamento funcionará nas antigas instalações do Lar São Francisco de Assis, conhecido como Lar dos Velhinhos. Localizado na esquina da Avenida Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, o terreno mede aproximadamente 3 mil m².

Investimento - Para a obra, serão utilizados cerca de R$ 4 milhões provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Alberto Mourão, atual prefeito de Praia Grande. O investimento total deve girar em torno de R$ 8 milhões, sendo metade paga pela Prefeitura. A manutenção dos serviços será custeada, em grande parte, também pela Administração Municipal.

Núcleo Henry - O prédio do Núcleo Henry de Reabilitação Física e Mental está passando por uma reforma completa de sua estrutura. Os atendimentos aos pacientes estão sendo realizados em uma unidade localizada na Rua São Bernardo, n° 401, Bairro Boqueirão.

O local provisório onde estão ocorrendo os atendimentos conta com instalações que oferecem conforto aos pacientes e acompanhantes. Outro destaque diz respeito a questão de acessibilidade, já que o espaço oferece adaptações para portadores de necessidades especiais em salas, banheiros e outras áreas.

A Sesap segue prestando assistência nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Neurologia e Assistência Social. Atualmente, mais de 500 pacientes recebem atendimento no local.

A chefe do setor de Especialidades Médicas da Sesap, Vera Lúcia Bontempi, afirmou que os atendimentos seguem o cronograma estipulado. “Apesar da reforma e da mudança de local, os serviços estão sendo desenvolvidos. Foram contratados novos profissionais para suprir a demanda. Este é um período de transição. Pedimos que os pacientes entendam que a equipe está fazendo o possível”.

Após os serviços, o prédio do Núcleo Henry será integrado a Usafa do Bairro Mirim, ampliando a oferta de serviços prestados naquela região. A obra faz parte do projeto da Administração Municipal de revitalizar os equipamentos de saúde da Cidade.

“A reforma das unidades de saúde era uma das prioridades estipuladas no plano de governo do prefeito Alberto Mourão. Os trabalhos no Núcleo Henry funcionam como ponto de partida dessas ações”, declarou o secretário de Saúde Pública do Município, Francisco Jaimez Gago.

Fonte

Canal no Bairro Mirim será urbanizado

Obra é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e entorno.

O canal Fouad Beck, localizado no bairro Mirim, está sendo canalizado pela Prefeitura, no trecho que vai da Avenida Roberto de Almeida Vinhas (marginal) até a Rua Alberto Figueiredo, totalizando 980 metros. Os serviços compreendem a abertura, nivelamento, concretagem, colocação de linhas de tubos (1,5 m de diâmetro) e aduelas de concreto (2.50 m x 1.70 m). Parte dos recursos para a obra foram obtidos por meio de convênio com o Ministério das Cidades. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 3.276.000,00.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas, Eloísa Ojea, a realização desta obra é uma antiga reivindicação dos moradores do entorno do canal. “O bairro vem crescendo muito e há aumento na impermeabilização do solo, com a construção de residências e realização de serviços de infraestrutura, como pavimentação de vias. Há então a necessidade de aumentar a capacidade de captação do sistema de drenagem local e com esta obra atendemos a este quesito. Há também o fator urbanístico. A canalização eliminará todo trecho a céu aberto e com isso o aspecto visual da área melhorará muito, valorizando os imóveis”.

Fonte
quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conselho do Negro faz inscrição para Conferência de Igualdade Racial

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção da Igualdade Racial de Praia Grande realiza no dia 6 de julho (sábado) a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

As entidades da sociedade civil organizada que quiserem participar têm até dia 3 de julho (quarta-feira) para inscrever os representantes. Cada instituição pode indicar até quatro pessoas.

Para participar, as entidades devem se cumprir as seguintes exigências: ofício do presidente da entidade indicando os representantes e documento oficial com foto de cada um dos inscritos. Os interessados devem procurar a Subsecretaria de Ação e Cidadania, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

A I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial ocorrerá no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim), onde serão realizadas a abertura e plenária final, e na Escola Municipal Oswaldo Justo (Rua Primeiro de Janeiro, 987, Mirim), onde acontecem o credenciamento e debates dos grupos temáticos. Confira a programação oficial do evento:

8 às 9 horas – Credenciamento e Entrega do Material
9 às 10 horas – Abertura Oficial e apresentação
10 às 12 horas – Trabalho dos Grupos
12 às 12h30 – Intervalo
13 às 15 horas – Leitura e votação das propostas para o Relatório Final
15 às 16 horas – Eleição dos Delegados para etapa Estadual
16h30 – Encerramento da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Histórico

O Conselho Municipal de Direitos do Negro e Promoção à Igualdade Racial de Praia Grande, vinculado a Subsecretaria de Ação e Cidadania, foi criado em outubro do ano passado. A entidade tem a finalidade de elaborar e programar, em todas as esferas da administração, políticas públicas destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre todos.


Fonte

Idosos ganham diploma de curso de Informática

Formandos são do Programa Melhor Idade Online.

Na próxima quarta-feira (3), às 14h, cerca de 130 idosos participam da formatura do Programa Melhor Idade Online. Essa é a nona turma do curso que ensina informática aos maiores de 50 anos. O curso é o resultado de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande em parceria com a Secretaria de Promoção Social do Município (Sepros). O evento acontece na unidade Boqueirão do Programa Conviver, e têm entrada gratuita.

O curso tem duração de 5 meses e acontece duas vezes por semana. Durante as aulas, os alunos aprendem a ligar e manusear o computador de modo a utilizar e-mails, redes sociais e demais serviços disponibilizados pela internet.

De acordo com a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, muitos idosos têm certo bloqueio diante da máquina e com as aulas eles perdem o medo de operar um computador. “No computador eles aprendem a ter contato com os familiares, conhecem outras regiões e até outras culturas”, destaca.

As inscrições para as novas turmas do curso serão abertas em breve. O Conviver Boqueirão fica na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5070.

Fonte

16ª Festa da Tainha de Praia Grande tem início dia 5

Este ano, o evento acontece no Auto Shopping Praia Grande.

A Festa da Tainha, tradicional evento gastronômico organizado pelo Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, com apoio da Prefeitura de Praia Grande, acontece na Cidade entre os dias 5 e 28 de julho no Auto Shopping, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 611, Bairro Intermares. A festa está na sua 16ª edição e acontecerá sempre às sextas-feiras (das 19 às 23 horas), aos sábado (das 12 às 23 horas) e aos domingos (das 12 às 18 horas). A tainha, que será servida na telha acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e será vendida a R$ 65,00. Parte da renda arrecadada será revertida ao Fundo Social de Solidariedade do Município (FSS).

A tainha é assada em churrasqueira e é preparada desde a limpeza do peixe, tempero, armazenamento e ponto de preparo, pelos membros do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso. Em 2012, aproximadamente 75 mil pessoas prestigiaram o evento e a estimativa da organização para 2013 é que o evento receba cerca de 80 mil pessoas.

E como nos anos anteriores, além de saborear a tainha, os presentes poderão conferir também trabalhos artísticos nos estandes de instituições filantrópicas, todas cadastradas no FSS da Cidade, que serão instalados no local.

De acordo com presidente do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, Jaime Gomes Travesso, o tradicional evento gera mais de cem vagas de trabalho diretas e, pelo menos, mais cem indiretas. “Além disso, o evento ajuda a movimentar a economia do nosso município no período de inverno, que costuma ser uma baixa temporada para o comércio”, afirmou.

Doações - Travesso explicou ainda que nos anos anteriores a Festa da Tainha levantou verbas para diversos projetos sociais da Cidade como o Conviver Caiçara e Boqueirão, a Casa Da Criança, Núcleo Henry, entre outras. “Além disso, todo material reciclável utilizado será separado e doado para a cooperativa de catadores do Município, a Coopervida, mostrando nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou.

Em 2012, além do espaço cedido às instituições, a organização doou uma perna mecânica ao FSS e, ainda com o valor arrecadado, a entidade deu início ao projeto Visão e Educação em parceria com a Secretaria de Promoção Social. O trabalho consiste na doação de óculos de grau para crianças na idade escolar, oriundas de famílias carentes.

Fonte

Praia Grande vai receber Acessa SP

Poupatempo Praia Grande - Litoral Plaza Shopping
Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511
Sítio do Campo - CEP 11726-000
Praia Grande - São Paulo

Segunda a Sexta, das 8 às 17 horas, Sábado, das 8 às 13 horas

Disque Poupatempo
0800 772 36 33 (ligação gratuita)

Agendamento de Serviços

Guia de Informações

Ouvidoria / Formulário Eletrônico

Unidade ficará no Poupatempo, ainda sem local definido.

Praia Grande é uma das cidades que receberá o Programa Acessa SP. O anuncio foi feito pelo secretário Estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, na última segunda-feira (24), no Memorial da América Latina, durante assinatura dos termos de autorizo para implantação de 80 unidades do programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo.

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital, instituído em julho de 2000, que oferece para a população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o Acessa SP abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

Em Praia Grande, a unidade será instalada no Poupatempo, já anunciado pelo Prefeito Alberto Mourão, mas sem local definido. Para montar o posto do Acessa SP, o Estado oferecerá todo o suporte, investindo na compra de computadores e disponibilizando internet banda larga para toda a comunidade, gratuitamente. A prefeitura fica responsável pela contratação dos monitores, incumbidos de dar suporte aos cidadãos.

Segundo o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, o programa Acessa SP é uma realidade em diversos municípios e a implantação neste Poupatempo proporcionará à população de Praia Grande uma nova ferramenta de acesso à informação, cultura, tecnologia e comunicação através da inclusão digital. “Estamos ainda em tratativas para a definição do local onde será implantado o Poupatempo e logo que for definido, a Prefeitura informará a população de Praia Grande”.

Fonte

Praia Grande vai receber Acessa SP

Unidade ficará no Poupatempo, ainda sem local definido.

Praia Grande é uma das cidades que receberá o Programa Acessa SP. O anuncio foi feito pelo secretário Estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, na última segunda-feira (24), no Memorial da América Latina, durante assinatura dos termos de autorizo para implantação de 80 unidades do programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo.

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital, instituído em julho de 2000, que oferece para a população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o Acessa SP abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

Em Praia Grande, a unidade será instalada no Poupatempo, já anunciado pelo Prefeito Alberto Mourão, mas sem local definido. Para montar o posto do Acessa SP, o Estado oferecerá todo o suporte, investindo na compra de computadores e disponibilizando internet banda larga para toda a comunidade, gratuitamente. A prefeitura fica responsável pela contratação dos monitores, incumbidos de dar suporte aos cidadãos.

Segundo o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, o programa Acessa SP é uma realidade em diversos municípios e a implantação neste Poupatempo proporcionará à população de Praia Grande uma nova ferramenta de acesso à informação, cultura, tecnologia e comunicação através da inclusão digital. “Estamos ainda em tratativas para a definição do local onde será implantado o Poupatempo e logo que for definido, a Prefeitura informará a população de Praia Grande”.

Fonte

Assistentes sociais reúnem-se na Pré-Conferência da Assistência Social em Praia Grande


O Conselho Municipal de Assistência Social de Praia Grande convida para a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social nos dias:

25/06/2013 no Cras Vila Sonia as 10:00hs;
27/06/2013 no Cras Quietude as 13:30hs;
03/07/2013 na APAE as 14:00hs;
10/07/2013 no CRAS Esmeralda as 10:00hs;
11/07/2013 no CAFE Sítio do Campo as 14:30hs;

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social.
Dia 30 de julho de 2013 no Auditório Roberto Marinho na Seduc das 9:00hs as 14:00hs.
Tema: A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Unidade de Assistência Social (SUAS).

Fonte

Sexta Musical recebe show gratuito da banda Via Rock

Apresentação acontece no Bairro Boqueirão, em Praia Grande, dia 28.

A banda Via Rock se apresentará gratuitamente na próxima sexta-feira (28), a partir das 20 horas, no projeto Sexta Musical, em Praia Grande. Pop, rock e MPB fazem parte do repertório do grupo que realizará show na Avenida Presidente Costa e Silva, entre a Alameda Metropolitana e a praia. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) e, segundo o setor, deve continuar a acontecer ao longo do ano nas primeiras e últimas sextas-feiras do mês nos Bairros Boqueirão e Caiçara.

De acordo com o vocalista do Via Rock, Daniel Dias, a expectativa para a apresentação da banda é muito boa. “Esta será a nossa primeira vez no Sexta Musical e estamos muito ansiosos. O público de Praia Grande é sempre muito receptivo. Vamos apresentar um show cheio de energia e espero que todos gostem do nosso som”, afirmou.

Apesar de esta ser a estreia do Via Rock no projeto, a banda já se apresentou em outras ações musicais da Prefeitura de Praia Grande como o antigo Show do Verão é Você e o Estação Verão. Outras informações sobre a banda podem ser conferidas no site http://viarock.com.br.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, o segredo do sucesso do projeto é a qualidade dos grupos musicais selecionados. “O grande triunfo do Sexta Musical é combinar música de gosto popular à qualidade dos grupos escolhidos. Como resultado, recebemos um público de todas as idades e selecionados, que fazem de cada apresentação uma noite agradável e voltada à família”.

Fonte

Comércios de gêneros alimentícios serão alvos de fiscalizações

Vigilância Sanitária e Procon realizarão ações conjuntas.

Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, supermercados e comércios onde são negociados gêneros alimentícios em Praia Grande serão alvos de fiscalizações conjuntas entre o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e o Procon. A iniciativa busca garantir produtos e alimentos de qualidade e em boas condições para o consumidor. Outro destaque dessas ações ficará por conta da obrigatoriedade do cumprimento da legislação vigente sobre a proibição da venda de bebida alcoólica e tabaco a menor de idade.

A primeira reunião para detalhar todos os procedimentos ocorreu na segunda-feira, na sede do Procon. A etapa inicial do projeto já está definida. Inicialmente ocorrerá a parte voltada a orientação dos proprietários e profissionais dos estabelecimentos. Será dado um prazo para adequação dos comércios às necessidades estabelecidas pelos parâmetros da Cidade. Somente após o trabalho de informação os fiscais coibirão qualquer tipo de infração que possa existir.

Para o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Marono, a orientação aos empresários será fundamental neste processo. “Temos como meta garantir que o consumidor tenha acesso a produtos, alimentos e serviços de qualidade e adequados para o consumo”.

O Coordenador do Procon, Maurício de Lima, confirmou que serão ainda verificados a cobrança irregular de serviços e produtos, inclusive quanto as formas de pagamento. “Todos os estabelecimentos devem deixar à disposição do consumidor, em local visível e de fácil acesso, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. O não cumprimento dessa medida sujeita o comércio a uma multa de R$ 1.064,10”.

Caso – Recentemente uma força tarefa em Praia Grande interditou um supermercado no Bairro Quietude devido ao armazenamento impróprio de alimentos, produtos vencidos, falta de higiene e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O estabelecimento foi multado em R$ 1.937,00. Uma denúncia feita por um munícipe à Sesap motivou a ação.


Fonte

PICs e CAFEs têm 3700 vagas em cursos

Inscrições começam na próxima segunda-feira.

As unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) e do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFEs), da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande, abrem inscrições para vários cursos artesanais e culturais a partir de segunda-feira (1). Há horários disponíveis tanto no período da manhã como no período da tarde. Todas as atividades são gratuitas e ao todo são mais de três mil e setecentas vagas. O preenchimento seguirá a ordem de inscrição.

Confira os cursos e a quantidade total de vagas disponíveis:

Corte e Costura (238); Pintura em Tela (164); Pintura em Tecido (132); Pintura em Madeira (60); Culinária (366), Canto e Coral (110); Violão (314); Dança do Ventre (730); Dança de Rua (240); Serigrafia (54); Artesanato em Madeira (100), Artesanato em Biscuit (102); Artesanato em E.V.A. e Feltro (77); Bonecas Artesanais (91); Customização (150); Patch Apliquê (123); Cestaria (120) e Oficina de Maquiagem Teatral e Cenográfica.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, as aulas são extremamente proveitosas e o que os alunos aprendem nos cursos muitas vezes se transforma em reforço no orçamento familiar. “Temos muitos casos de ex-alunos que começaram nos cursos de artesanatos e hoje vendem suas peças e ganham dinheiro”.

Os interessados devem procurar as unidades mais próximas de suas residências portando original e cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 e um comprovante de residência. É preciso ficar atento às aulas disponíveis em cada um dos PICs e CAFEs. Alguns dos cursos têm limite mínimo de idade.

São oito unidades:

PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi. Telefone 3594-5056 / 3496-5064)
PIC Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3481-6524 / 3496-5069);
PIC Vila Alice (Rua Renata Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3471-2120/ 3496-5067);
PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623);
PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude. Telefone
3496-5063);
CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065);
CAFE Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5066);
CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070).

PICs - Criado em 2002 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com quatro unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

CAFEs - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os (CAFE), foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

Fonte

PIC Quietude oferece aula de pintura em tecido com giz de cera

Técnica é simples e resiste à lavagens.

Para quem não têm muita habilidade com pincéis, tintas e outros materiais, uma professora de artesanato disponibiliza uma técnica muito simples que desperta a criatividade e a curiosidade dos alunos. O giz de cera é usado para colorir fraldas, panos de prato, enfeites para cozinha e tudo mais que a criatividade permitir. A aula acontece uma vez por semana, na unidade Quietude do Programa de Integração e Cidadania (PIC).

Utilizado principalmente por crianças nos primeiros anos escolares, o giz de cera também pode ser aplicado em tecidos. São necessários poucos materiais e apenas quatro passos para se alcançar um bom resultado. Tecido, giz de cera, lixa nº 100 e fixador (Termolina Leitosa).

O primeiro passo é pintar o tecido apoiado na lixa para que dê mais aderência ao pigmento. Em seguida, a cera é removida com o auxílio de um ferro de passar e guardanapos de papel. Ao passar o ferro aquecido, os guardanapos absorvem a cera deixando apenas a tinta nas fibras do tecido.

Por último é aplicado o fixador em toda a pintura e o trabalho posto para secar. É preciso aguardar no mínimo três dias para a primeira lavagem.

A técnica de pintura aceita perfeitamente a mesclagem com outros materiais como tintas autoexpansíveis, que permitem acabamento em alto relevo nos trabalhos, além de aplicações de outros materiais.

De acordo com a professora, Claudia Dorta, qualquer giz de cera pode ser utilizado. Durante as aulas, as alunas também aprendem a fazer os desenhos nos tecidos. “Aprendi com uma amiga e resolvi repassar a técnica. Não conheço ninguém que faça um trabalho semelhante aqui em Praia Grande”, revelou.

O curso é dividido em módulos. Durante as aulas a professora ensina também a desenhar e a variar as aplicações com o giz de cera. Para quem não encontrar a Termolina Leitosa, ainda existe uma receita caseira com a mistura de cola, álcool e água. Cláudia garante que a pintura não sai. “Pode lavar à máquina, usar sabão, alvejante e a pintura não vai desbotar”.

Em sua primeira aula, a dona de casa Andrea Moura dos Santos de Carvalho, confessa que o que mais chamou a atenção foi a facilidade do trabalho e a curiosidade sobre a pintura. “Achei muito fácil, não faz sujeira e também não preciso comprar muitos produtos. Estou adorando fazer essa pintura”.

As aulas são gratuitas e acontecem uma vez por semana. A novidade está disponível apenas no PIC Quietude. O endereço da unidade é Avenida Milton Daniels, sem número, esquina com a Rua Santa Maria de Jesus, no Bairro Quietude. O telefone de contato é 3496-5063.

Fonte
quarta-feira, 26 de junho de 2013

PIC Vila Alice realiza encontro junino

Diversas quadrilhas se apresentaram na unidade.

A comunidade do Bairro Anhanguera aproveitou o dia chuvoso para curtir o Encontro Junino do PIC Vila Alice. A festa aconteceu na terça-feira (25), na unidade. A festa ainda teve cunho social, já que arrecadou agasalhos para a Campanha Metropolitana do Agasalho.

Vários grupos de quadrilha se apresentaram na festa. Além da quadrilha da unidade, composta por alunos do curso de Dança de Salão, o grupo do Conviver Ocian também realizou uma apresentação.

Muita animação também durante a apresentação da equipe de Dança de Rua, que, vestidos a caráter, dançou diversas músicas sertanejas.

Barracas temáticas com brincadeiras, jogos e tiro ao alvo foram montadas em uma das salas da unidade. As danças aconteceram no pátio. A comunidade ainda ganhou pipoca de presente, durante toda a festa.

A dona de casa Ivani Leite da Silva levou a filha de 8 anos para participar da festa e gostou muito da animação. “Gosto muito dessas festas caipiras. Adorei a organização”.

Outras unidades da Secretaria de Promoção Social também estão com programação variada para as festas juninas e julinas, confira.

No PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi. Telefone 3594-5056 / 3496-5064), a festa acontece no dia 26 de junho, a partir das 14h.

No CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065), a festa junina acontece a partir das 16h do dia 28.

No mesmo dia, o CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070), realiza a Tarde Junina com Biscuit, à partir das 14h.

A última festa acontece no PIC Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3481-6524 / 3496-5069), no dia 26 de julho. Uma homenagem às vovós também está programada para este dia.

Fonte
terça-feira, 25 de junho de 2013

Viajar nas linhas intermunicipais vai ficar mais barato, diz EMTU

EMTU - Ligação Gratuita 0800 724-0505

EMTU - Itinerários e Tarifas

EMTU - Serviços Passageiro Especial, Ligado, Vale Transporte, Passe Escolar, Idoso, Bicicletário, Acessa São Paulo e Achados e Perdidos

EMTU - Bilhetes e Cartões - Cartão Bom Comum, Passe Escolar, Passageiro Especial, Cartão Bom Sênior, Vale Transporte, Cartão Bom Empresarial, Onde Carregar, Segunda Via e Bom Nos Trilhos

EMTU - Ouvidoria

Viação Piracicabana - Ônibus Intermunicipais Praia Grande - Ligação Gratuita 0800 771-7778

Mapa, Horários e Itinerários - Viação Piracicabana Praia Grande

Cartão Transporte - Viação Piracicabana Praia Grande

Ouvidoria - Viação Piracicabana Praia Grande

Viação Piracicabana - Ônibus Intermunicipais Santos - Ligação Gratuita 0800 771-7778

Mapa, Horários e Itinerários - Viação Piracicabana Santos

Cartão Transporte - Viação Piracicabana Santos

Ouvidoria - Viação Piracicabana Santos

Após mais de duas semanas de protestos pela redução nas tarifas do transporte público em São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), por meio da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) informou nesta tarde que os reajustes das linhas de ônibus intermunicipais, que atendem as regiões metropolitanas de São Paulo e a Baixada Santista, terão desconto médio de R$ 0,15.

Os novos valores passaram a valer no último dia 2 de junho.

Conforme informações da EMTU/SP, os novos valores começam a vigorar a partir do próximo dia 1º. Somente nesta terça-feira, a empresa divulgará os valores já reajustados de cada linha.

Na Baixada Santista, as tarifas de ônibus intermunicipais ficaram, este ano, 7,5% mais caras. Os valores na região variam de R$ 3,00 a R$ 9,80.

Na ocasião, conforme a EMTU, o cálculo das tarifas levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo dos últimos 18 meses, que inclui componentes específicos como óleo diesel, que aumentou 21,18%, e mão de obra que acumula dissídios de maio/2012 e maio/2013 com variação de 17,24 %.

Em razão da pressão dos manifestantes para que as tarifas na Baixada Santista fossem reduzidas, na última semana, a Prefeitura de Santos abriu negociações com a EMTU e o Governo do Estado com o objetivo de reduzir a tarifa de todas as linhas da região.

Em Santos, o preço da tarifa dos ônibus municipais será mantido e está descartada a hipótese de reajuste tarifário para os próximos 25 meses. Já Praia Grande e Guarujá anunciaram redução nas tarifas atuais.

Fonte

Viajar nas linhas intermunicipais vai ficar mais barato, diz EMTU

Após mais de duas semanas de protestos pela redução nas tarifas do transporte público em São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), por meio da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) informou nesta tarde que os reajustes das linhas de ônibus intermunicipais, que atendem as regiões metropolitanas de São Paulo e a Baixada Santista, terão desconto médio de R$ 0,15.

Os novos valores passaram a valer no último dia 2 de junho.

Conforme informações da EMTU/SP, os novos valores começam a vigorar a partir do próximo dia 1º. Somente nesta terça-feira, a empresa divulgará os valores já reajustados de cada linha.

Na Baixada Santista, as tarifas de ônibus intermunicipais ficaram, este ano, 7,5% mais caras. Os valores na região variam de R$ 3,00 a R$ 9,80.

Na ocasião, conforme a EMTU, o cálculo das tarifas levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo dos últimos 18 meses, que inclui componentes específicos como óleo diesel, que aumentou 21,18%, e mão de obra que acumula dissídios de maio/2012 e maio/2013 com variação de 17,24 %.

Em razão da pressão dos manifestantes para que as tarifas na Baixada Santista fossem reduzidas, na última semana, a Prefeitura de Santos abriu negociações com a EMTU e o Governo do Estado com o objetivo de reduzir a tarifa de todas as linhas da região.

Em Santos, o preço da tarifa dos ônibus municipais será mantido e está descartada a hipótese de reajuste tarifário para os próximos 25 meses. Já Praia Grande e Guarujá anunciaram redução nas tarifas atuais.

Fonte

2ª Oficina do Plano Diretor atrai mais de 150 pessoas

Terceiro encontro acontece dia 5 de agosto no Bairro Caiçara.

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento de uma cidade e para formular esta legislação para os anos de 2016 a 2025 a Prefeitura de Praia Grande está realizando 21 oficinas em diversos bairros do Município. O 2º encontro aconteceu na noite de segunda-feira (24) na Escola Municipal Drª Ana Maria Babete Fernandes, no Bairro Real. O evento, que contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, reuniu cerca de 160 participantes que discutiram assuntos como segurança pública, saúde, educação, entre outros. A próxima oficina do Plano Diretor de Praia Grande está marcada para o dia 5 de agosto na escola Mário Possani, no Bairro Caiçara. Os encontros são abertos para toda a sociedade.

Durante a segunda oficina a comunidade levantou 72 propostas. Este material será transcrito pela Secretaria Municipal de Planejamento e a partir de sexta-feira (28) estará disponível para consulta no site praiagrande.sp.gov.br/planodiretor. Dentre as propostas elaboradas na área de saúde, por exemplo, está a implantação de um prontuário médico eletrônico para o controle de consultas e medicamentos do paciente. Na área de educação, uma das propostas foi intensificar programas que aproximem os pais e responsáveis da escola e, na área de mobilidade urbana, a comunidade pediu incentivos para que empresas da Cidade possam oferecer espaços para que funcionários e clientes possam guardar bicicletas com segurança.

A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

O prefeito Alberto Mourão afirmou durante a abertura do evento que o debate e troca de ideias com a população é muito importante para o crescimento ordenado do Município. “Espero que ao fim dessas 21 reuniões saiam propostas visando o desenvolvimento de Praia Grande”. Para Mourão, planejamento é a palavra de ordem para realizar melhorias para Praia Grande. "As cidades precisam de um plano muito bem elaborado, discutido com a sociedade. Uma comunidade tem que saber qual é sua vocação. Precisamos olhar o mundo como um todo porque ele influencia na nossa rotina. É necessário definir a estratégia que queremos para cada vez mais crescer e progredir economicamente".

E na oportunidade Mourão falou também sobre a necessidade de uma reforma tributária no País. “Atualmente os Municípios ficam apenas com 16% da arrecadação total, o Estado com 28% e a União com 56%. Esse é o momento para se fazer um novo pacto federativo, beneficiando mais as cidades, que arcam com a maior parte das despesas com serviços essenciais”, afirmou.

Presente na oficina, a aposentada Rosa Cavaque Zohie, de 80 anos, participou do módulo de mobilidade urbana. "Escolhi este tema porque já sou idosa e tenho algumas necessidades específicas”. Segundo ela, que tem casa em Praia Grande há 30 anos e mora na Cidade há sete anos, a Administração Municipal está de parabéns. “Realizar reuniões para ouvir as necessidades dos moradores é maravilhoso. Esta é a minha forma de manifestação, por meio de discussão e propostas".

Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:

05/08 - E.M. Mário Possani - Caiçara
19/08 - E.M. Vila Mirim - Maracanã e Mirim
02/09 - E.M. Lions Club Ocian - Ocian
16/09 - E.M. José Padim Mouta - Tupi
07/10 - E.M. Isabel Figueroa Bréfere- Aviação
21/10 - E.M. Roberto Mário Santini - Guilhermina
04/11 - E.M. Carlos Roberto Dias - Boqueirão
18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte
03/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
16/06/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi

Planos Setoriais - Além da elaboração do Plano Diretor, as oficinas contemplam os planos setoriais. Confira os temas propostos para a discussão e as respectivas pastas:

Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);
Revisão do Plano de Macro e Micro Drenagem (Secretaria de Obras Públicas – Seop);
Plano de Saneamento Básico (Secretaria de Planejamento – Seplan);
Plano de Mobilidade Urbana (Secretaria de Transporte – Setransp);
Revisão do Plano de Segurança (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);
Plano de Desenvolvimento Econômico (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho – Sedettra);
Plano de Meio Ambiente/ Arborização (Secretaria de Meio Ambiente – Sema);
Revisão do Plano de Educação (Secretaria de Educação – Seduc);
Revisão do Plano de Saúde (Secretaria de Saúde Pública – Sesap);
Plano de Assistência Social (Secretaria de Promoção Social – Sepros);
Plano de Habitação e Urbanismo (Secretaria de Habitação – Sehab);
Plano de Turismo, Esporte e Lazer (Secretaria de Esporte e Lazer – Seel).

Fonte

Praia Grande comemora Dia do Padroeiro no sábado (29)

Católicos farão missa de ação de graças a São Pedro Apóstolo.

No próximo sábado (29), Dia de São Pedro Apóstolo, Praia Grande comemora o dia do padroeiro do Município. Para festejar será realizada missa em ação de graças, celebrada pelo Bispo Dom Jacyr Francisco Braido. O evento ocorre na Igreja de São Pedro, localizada na rua São Benedito, 761, Bairro Caiçara, a partir das 19 horas.

Após a missa de ação de graças, os presentes poderão assistir ao show pirotécnico, que iluminará o céu por aproximadamente 10 minutos. Os fiéis ainda poderão ver a apresentação da dupla Nando Mendes e Gil Monteiro, da Canção Nova. Desde 2010, o dia do padroeiro da Cidade passou a ser feriado municipal, através do decreto de lei nº 1.506/10.

História – Nascido em Batsaida, na Galiléia, Pedro (século I a.C. a 67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.

Fonte

Alunos de música fazem apresentação especial em Praia Grande - SP

Performance acontece no Palácio das Artes dia 25 de junho.

Mais de 150 estudantes de música, participantes de oficinas gratuitas do Palácio das Artes, em Praia Grande, apresentarão audição musical na terça-feira (25), às 19 horas, no Teatro Serafim Gonzalez. O evento, que marcará o encerramento das atividades do semestre, contará com performances de músicas clássicas e populares dos alunos de teclado, violão, bateria, cordas e grupo vocal. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O Teatro Serafim Gonzalez está localizado no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão).

Segundo o coordenador musical da apresentação, Tabajara da Cruz, apresentações como esta são boas oportunidades para os alunos mostrarem para a comunidade parte dos seus conhecimentos musicais. “Além de ser uma etapa muito importante no aprendizado”, afirmou.

Cursos - As oficinas gratuitas de música da Sectur são realizadas no Palácio das Artes e atendem crianças, jovens, idosos e alunos de inclusão. Entre os cursos, estão aulas de teatro, violão, bateria, cordas, grupo vocal e teclado. Para participar das aulas de música, os interessados passam por processo seletivo, com aplicação de questionários e entrevistas, onde são apontadas percepção auditiva, desenvoltura com o instrumento e identificação musical de cada candidato.

Outras informações sobre cursos e futuras aberturas de vagas podem ser obtidas pelo telefone 3496-5707.

Fonte
domingo, 23 de junho de 2013

Estado leva idosos para conhecerem a praia

Secretaria de turismo leva melhor idade para o litoral:

A Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer de Charqueada, promoveu nesta segunda-feira, 17, uma viagem para o litoral destinado a um grupo da melhor idade da cidade.

A viagem só foi possível, pois Charqueada aderiu ao programa “Melhor Viagem” da Secretaria Estadual de Turismo “Esse programa visa incentivar o turismo na melhor idade e proporcionar momentos de Lazer e integração aos participantes” disse a secretária de turismo Daniela Valezi.

Ao todo 48 pessoas na melhor idade saíram de Charqueada em rumo ao litoral paulista, mais precisamente a cidade litorânea de Praia Grande.

As despesas com alimentação e hospedagem são pagas pelo governo do estado e o transporte pela prefeitura de Charqueada.

A saída dos “jovens” turistas foi muito animada e contou com a presença do prefeito José Piazza.

Fonte

Estado leva idosos para conhecerem a praia:



Um grupo de 50 idosos de Restinga viajou nesta semana para a Praia Grande, no litoral paulista. A viagem faz parte do programa Melhor Viagem do governo estadual, promovido em parceria com o município. A caravana passou toda essa semana no litoral com todas as despesas pagas.

Segundo o prefeito Paulo Pitt (DEM), muitos idosos viajaram para a praia pela primeira vez. “Foi uma grande oportunidade para eles, já que muitos não teriam condições de arcar com as despesas desta viagem. Além do alojamento, eles ganharam o transporte, alimentação e até os lanches na praia.”

O grupo foi acompanhado por funcionários do Fundo Social de Solidariedade e monitores.

Fonte

Zoonoses conta com blog para adoção de animais

Fotos de cães e gatos podem ser vistas em www.zoonosespg.blogspot.com.br.

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande conta com uma moderna ferramenta que facilita a adoção de cães e gatos que se encontram no abrigo. Trata-se do blog www.zoonosespg.blogspot.com.br, que recebe constantes atualizações com fotos e informações dos animais disponíveis.

Outro destaque do blog fica por conta dos dados relacionados à castração animal e outras recomendações úteis a quem pretende adotar um bichinho. Com a divulgação pela internet, a Sesap tem como objetivo reduzir a quantidade de animais no abrigo. Todos eles foram apreendidos, resgatados por maus tratos, abandono ou por terem sido atropelados.

Para adoção, basta acessar o site e fazer a escolha. Leva o bichinho quem chega primeiro ao setor, que fica na Rua Antônio Candido da Silva, s/nº, no bairro Vila Sônia. No local, é preciso preencher um cadastro e um documento de Posse Responsável, no qual o novo dono se compromete a cuidar adequadamente do animal.

Entre as exigências, é preciso ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. Ao deixar o abrigo, o animal já sai imunizado contra vermes, mas precisa ser levado a uma clínica para que receba as vacinas contra eventuais bactérias contraídas no antigo ambiente onde permaneceu.

Maus tratos – Para denunciar um crime de maus tratos contra animais, recomenda-se ir a uma das delegacias da Cidade. O abandono de animal é prática comum no Município e o principal motivo da superlotação do canil municipal. O delito prevê pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa a ser estabelecida pela Justiça.

Uma conduta que tem sido observada pela Divisão de Controle de Zoonoses é o abandono por pessoas em automóveis. Para esse caso, a recomendação é que seja anotada a placa do veículo ou que seja verificado algum elemento que ajude na identificação do responsável pelo ato. O denunciante deve mencionar os dados na ocasião do registro da ocorrência para que seja possível identificar e punir os criminosos.

Telefone - Para mais informações sobre adoção e outros assuntos, os telefones do Divisão de Controle de Zoonoses de Praia Grande são: 3496-5275 e 3596-1882.

Fonte
sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mourão anuncia redução da passagem de ônibus

Redução ocorrerá a partir do dia 1º de julho e foi acordada em reunião do prefeito com uma comissão de representantes do movimento contra a alta no preço das passagens.

Após reunião que durou mais de três horas, com uma comissão de representantes do movimento contra o valor das passagens de ônibus, o prefeito Alberto Mourão anunciou que a tarifa retornará a R$ 2,90, a partir de zero hora de 1º de julho. Explicou que a redução é possível graças a isenção do PIS e do Cofins sobre o transporte e com a repactuação com a empresa em torno das obrigações de investimentos previstas no contrato de concessão.

“Minha obrigação de homem público é evitar danos colaterais à sociedade, como a interrupção do trânsito e de outras atividades voltadas para a comunidade. Por isso pedi o diálogo com os manifestantes”, disse Mourão.

Fonte
quinta-feira, 20 de junho de 2013

Espetáculo de Dança de Rua acontece no PDA

Encontro reunirá grupos das unidades dos PICs e CAFEs.

Na próxima quinta-feira (20), o Palácio das Artes, recebe um espetáculo de Dança de Rua com os alunos das unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE). A apresentação acontece a partir das 19h e é aberta ao público.

Os melhores alunos das oito unidades dos programas da Secretaria de Promoção Social formam dois grupos que se apresentarão para o público. No total, cerca de 250 pessoas entre 9 e 70 anos fazem parte desses grupos. O grupo Dança de Rua do Brasil, de Santos, também vai participar da apresentação. A equipe é considerada uma das melhores da América Latina.

Também haverá apresentações de outros estilos de dança, como Balé, Jazz, Dança do Ventre, entre outras.

Segundo o coreógrafo, Roberto Leite, professor de Dança de Rua, a meta do encontro é permitir que os praticantes da Cidade conheçam novos estilos e fiquem motivados com as apresentações. “Dessa maneira eles poderão interagir com colegas de outras unidades e também com profissionais de grandes grupos do estilo”, ressalta.

De acordo com a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, as apresentações são sempre muito bonitas e a mobilização dos alunos mostra a criatividade do trabalho realizado em cada bairro. “Além de ser uma atividade muito saudável, a Dança de Rua serve para que o jovem possa se expressar por meio da dança”.

Convites – A apresentação acontece no teatro Serafim Gonzalez, dentro do PDA. O local tem capacidade para 520 pessoas e para participar, o público deve retirar os convites antecipadamente em uma das oito unidades da Sepros, até o meio dia da próxima quinta-feira. São oferecidos dois ingressos por pessoa e a disponibilidade varia de acordo com a unidade. Confira a relação de endereços e telefones das unidades.

CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070);

PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi. Telefone 3594-5056 / 3496-5064);

PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude. Telefone 3496-5063);

CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065);

PIC Vila Alice (Rua Renata Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3471-2120/ 3496-5067);

CAFE Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5066);

PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623);

PIC Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3481-6524 / 3496-5069).

As unidades atendem todos os dias, das 9h às 17h. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.

Fonte

Curso de informática gratuito tem 200 vagas

Aulas acontecem no Bairro Esmeralda.

A unidade do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE), Sérgio Mainente, no Bairro Esmeralda, abre 200 vagas para o curso de informática na próxima quinta-feira (20). São três módulos: Básico, Intermediário e Avançado. Crianças a partir de 8 anos podem se inscrever.

As aulas acontecem duas vezes por semana, em diversos horários nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com o diretor da unidade, Fábio Tonini, as vagas são bastante procuradas pela comunidade local. “Geralmente, recebemos um número grande de pessoas e as vagas são preenchidas em pouco mais de um dia”, ressaltou.

Para se inscrever é necessário levar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores precisam da companhia e autorização dos pais, além de um comprovante de escolaridade.

Outras informações podem ser adquiridas na unidade. O endereço é Rua Ana Pereira de França, 295, Bairro Esmeralda. O telefone de contato é 3496-5070.

Fonte

PIC Real abre temporada de festas caipiras

Festa integrou participantes de diversas unidades.

Pipoca, algodão doce e outras delícias fizeram parte do cardápio da “Tarde Junina”, festa organizada na unidade Real do Programa de Integração e Cidadania (PIC), na terça-feira (18). A festa ainda contou com quadrilha composta por integrantes do Bairro e de outras unidades da região.

A comemoração foi organizada pelos funcionários da unidade e contou com o apoio dos integrantes que levaram doces para serem servidos aos convidados e prendas para as brincadeiras organizadas na unidade. Durante toda a semana a unidade trabalhou com temas juninos nas oficinas de artesanato.

De acordo com a diretora da unidade, Adriana Lucas, o mais interessante da festa foi ver a participação de alunos de outras unidades na quadrilha. “Eles ensaiaram durante semanas, ficaram bastante ansiosos e animados para este encontro”.

Para a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, a integração entre as unidades é muito importante para o funcionamento do Programa. “Dessa maneira conseguimos ampliar os resultados levando conhecimento de uma unidade para a outra”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, também prestigiou a festa e elogiou o empenho dos frequentadores. “É maravilhoso ver a animação dessas pessoas”.

Outras unidades da Secretaria de Promoção Social também estão com programação variada para as festas juninas e julinas, confira.
No PIC Vila Alice (Rua Renata Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3471-2120/ 3496-5067), o encontro junino acontece no dia 25, em dois momentos. As 10h e às 15h.

Já no PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi. Telefone 3594-5056 / 3496-5064), a festa acontece no dia 26 de junho, a partir das 14h.

No CAFE Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065), a festa junina acontece a partir das 16h do dia 28.

No mesmo dia, o CAFE Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070), realiza a Tarde Junina com Biscuit, à partir das 14h.

A última festa acontece no PIC Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3481-6524 / 3496-5069), no dia 26 de julho. Uma homenagem às vovós também está programada para este dia.

Fonte

Ouvidoria registra mais de 800 contatos em um mês de funcionamento

Canal de Comunicação entre Administração e cidadão pode ser acionado por site.

Em maio começou a funcionar a Ouvidoria da Prefeitura de Praia Grande, uma linha direta do cidadão com a Administração Municipal. No período do dia 1º a 31 foram registradas 831 demandas, sendo que dessas 66%, o equivalente a 551 respondidas prontamente.

A Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura, que visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Ela recebe informações da população e encaminha aos órgãos responsáveis para resposta e solução.

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio do site www.praiagrande.sp.gov.br clicando no banner “Ouvidoria Praia Grande” e preenchendo o formulário eletrônico. No local o cidadão pode realizar denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitar informações.

Para informar a população sobre o novo serviço, panfletos estão sendo distribuídos em diversos locais, inclusive por meio da Ouvidoria Itinerante, em que equipe da Secretaria de Governo apresenta o serviço em eventos da Administração Municipal, como por exemplo, nas consultas públicas de revisão do Plano Diretor.

No informativo o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão explica que o objetivo é aprimorar a prestação dos serviços e atender da melhor forma o cidadão. “Ela está à disposição de todos que queiram tirar suas dúvidas, fazer reclamações, sugestões ou elogios aos órgãos públicos. Com transparência e ajuda da população, vamos através deste instrumento conseguir avaliar a qualidade dos serviços prestados, permitindo também que cada um tenha a oportunidade de fiscalizar a nossa Administração. Essa é melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de Praia Grande”.

Já a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Ligia Costa Russo, diz que as informações serão de extrema importância para promover melhorias no Município. “Já começamos a analisar os dados colhidos na Ouvidoria, como ferramenta de gestão, identificando onde devemos agir com maior rapidez e efetividade em busca da excelência no atendimento ao nosso munícipe”.

Fonte
quarta-feira, 19 de junho de 2013

Projetos de humanização ganharão impulso em Praia Grande

Em breve, a cadela Satine não será a única a visitar os pacientes do Hospital Municipal Irmã Dulce. A organização não governamental (ONG) Cão Amor apresentou projeto à Comissão de Humanização em que se dispo­nibiliza, de forma voluntária, a desenvolver a Terapia Assistida com Animais (TAA).

A Pet Terapia, como a TAA é chamada, foi uma das primeiras ações de humaniza­ção implantadas no hospital após a gestão da Fundação do ABC – que completará cinco anos em 2013 –, por iniciativa da fonoau­dióloga Eliane Selma do Valle Blanco, dona da golden retriever. Diante dos ótimos resul­tados, a terapia deverá ser expandida com a parceria da Cão Amor, que tem por objetivo proporcionar momentos de recreação e con­forto a crianças e adultos por meio do serviço voluntário de visitas de cães treinados a hos­pitais, orfanatos, abrigos e asilos.

Outra ação que beneficiará os pacientes é a atuação do grupo Arco-íris, que se apresentou duas vezes no hospital e planeja iniciar trabalho regular na Brin­quedoteca da Pediatria. Trata-se de grupo feminino de adolescentes, mantido pelo Cen­tro Cultural Dalton Pedroso, que desenvolve ações filantrópicas.

Em outubro passado, as adolescentes pas­saram por capacitação por com os Médicos da Alegria da Unesp de Botucatu. Porém, o coorde­nador do grupo, Luiz Carlos Marono, escla­rece que não se pretende atuar como clowns (palhaços). “É um pouco diferente. Nós que­remos levar um pouco de alegria para as pes­soas, não só aos pacientes. Todos precisam de carinho e atenção”, diz.

Ambos os projetos já foram apresentados à comissão e encaminhados às diretorias Téc­nica/Clínica, Administrativa e de Enferma­gem para que possam entrar em vigor dentro das normas hospitalares. Com a aprovação, a comissão promoverá treinamentos espe­cíficos para a ONG CãoAmor e para o grupo Arco-íris sobre regras gerais, aspectos psico­lógicos do adoecimento, humanização e segu­rança, entre outros temas.

Fonte

Praia Grande oferece terreno para possível nova arena do Santos

Área tem 120 mil metros quadrados e fica próxima à futura estação do VLT. Diretoria do alvinegro ainda não se manifestou, mas estuda a proposta.

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, ofereceu uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados ao Santos, para construção de uma arena multiuso. A informação foi revelada pelo vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, e confirmada pelo prefeito da cidade paulista, Alberto Mourão.

O terreno é localizado entre a Avenida Ministro Marcos Freire e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Nova Mirim, na altura da rua Cristovão Colombo, próximo à futura estação Tatico – que integra a terceira fase do projeto de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. A área foi oferecida há cerca de dois meses, mas o Santos ainda não se manifestou oficialmente.

Exibir mapa ampliado

- Como o Santos ainda busca essa área e há um desejo de que o estádio fique na Baixada, colocamos essa área à disposição. É uma região de acesso fácil para quem vem de São Paulo e do ABC, a 22 minutos do Rodoanel. É algo viável para grandes jogos, o que é um problema hoje na Vila Belmiro – explica Mourão.

- A gente sabe que não se trata apenas de um estádio de futebol. Você tem a valorização à prática esportiva, mas também viabiliza uma atividade econômica, que pode gerar empregos e movimentar a economia regional, pois (a arena) vem acompanhada de shopping, hotel... A área é estratégica, próxima a praia – emenda.

De acordo com Odílio Rodrigues, o projeto de erguer uma arena fora de Santos ainda é estudado pela diretoria do Santos.

- Ainda vamos analisar se a ideia do estádio em outra cidade será bem aceita – resume.

Fonte

Caminhada de Combate às Drogas ocorre dia 26/06

Praia Grande realizará a primeira edição da Caminhada de Combate às Drogas no dia 26/06. O evento, que deve reunir cerca de 300 participantes, ocorrerá das 9 às 11 horas, no Bairro Boqueirão.

Com organização do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a iniciativa busca divulgar todos os trabalhos relacionados ao tema, que são desenvolvidos no Município.

O percurso já está definido pelos organizadores. A concentração será no cruzamento entre as avenidas Costa e Silva e Brasil. Na sequência os participantes caminharão até a Avenida Castelo Branco, retornando pela Avenida São Paulo. O encerramento está marcado para a Praça da Paz.

O local é um dos principais pontos turísticos da Cidade e conta com sete esculturas em aço carbono e ferro que representam personalidades (Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela) que defenderam a paz no mundo.

Um dos organizadores da Caminhada, o médico do Caps AD, Luiz Guilherme Leal Ferreira Filho, explicou que o dia 26 não foi escolhido por acaso. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esta data como Dia Internacional de Combate às Drogas. Praia Grande tem avançado nesta área. Recentemente a Cidade inaugurou o Caps AD, equipamento específico para este tipo de atendimento”.

O médico afirmou ainda que todos devem se unir em torno destas ações. “A construção de uma rede de atuação reduzirá os espaços para que algo dê errado. Durante a Caminhada todas as organizações que já fazem trabalhos deste tipo na Cidade devem divulgar suas atividades, através de materiais informativos. Precisamos chamar atenção para o tema”.

Caps AD – A unidade possui equipe composta por psiquiatra, médico clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de técnicos educacionais. Com instalações modernas e confortáveis, o local ainda conta com consultórios, salas de medicação, cozinha, área de convivência e de lazer, horta, refeitório, repouso e outros.

O Caps AD complementa a estrutura da rede de assistência à saúde mental no Município e, em breve, no mesmo local, entrará em funcionamento o Caps Infantil (Caps I). O objetivo será livrar crianças, jovens e adultos do vício que vem se tornando um grave problema para as cidades brasileiras.

Fonte

Vagas abertas para o curso de manipuladores de alimentos

Ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

Ainda existem vagas disponíveis para os interessados em participar do curso de Boas Práticas para manipuladores de alimentos. A capacitação é desenvolvida gratuitamente pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, através da Divisão de Vigilância Sanitária – Segurança Alimentar. As aulas da turma de junho terão início no dia 20, na sede da Sesap (Avenida Presidente Kennedy, nº 8.850, Bairro Mirim).

Para participar basta se inscrever na secretaria, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Informações sobre a capacitação também podem ser obtidas através do telefone: 3496-2432.

“Trata-se de ótima oportunidade para estes profissionais melhorarem o atendimento oferecido para munícipes e turistas”, comentou a nutricionista da Vigilância, especialista em segurança alimentar, Maria Cristina de Sousa Fouquet.

Com carga horária de oito horas, a atividade abordará temas como manuseio e higiene, compra, armazenagem, forma de preparo e todo o processo até o produto final chegar ao consumidor. Ao final será entregue certificado de Capacitação no Treinamento de Manipulador de Alimentos para todos que tiverem 100% de frequência às aulas. O documento está previsto na lei vigente no Município.

Toda programação de atividades do curso obedece às diretrizes do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (previstas na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). A novidade das edições deste ano fica por conta do manual de orientação para manipuladores de alimentos, entregue aos participantes ao final de cada etapa.

Conteúdo - O conteúdo geral da capacitação abordará os seguintes temas: contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas. “O consumidor só tem a ganhar com iniciativas deste tipo”, destacou a nutricionista.

Fonte

Projeto de Praia Grande ganha painel no Encontro Paulista de Museus

Apresentação acontece na quinta-feira (20), às 9 horas.

O projeto “Memória do seu bairro", que reúne informações, fotografias e fatos históricos de áreas de Praia Grande, desenvolvido pelo Museu da Cidade, foi escolhido como tema de painel no 5º Encontro Paulista de Museus, em São Paulo. A apresentação que inicialmente aconteceria na quarta-feira (19) foi alterada para a quinta-feira (20), às 9 horas. No total, o encontro terá três dias de atividades com debates sobre políticas públicas para instituições musicológicas brasileiras. O 5º Encontro Paulista de Museus acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho no Memorial da América Latina.

O projeto “Memória do seu bairro” abrange ações itinerantes da exposição “Maré Nostrum – Formação dos bairros planejados”, com informações sobre os bairros Sítio do Campo, Boqueirão, Guilhermina, Ocian, Mirim, Flórida e Solemar. O objetivo do trabalho é aproximar o museu da comunidade local, promovendo o conhecimento do material histórico reunido.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima, durante o painel no encontro paulista serão apresentadas as etapas e os trabalhos realizados dentro do projeto. “É uma ação muito importante, que envolve unidades escolares e a comunidade em geral. Ficamos muito felizes com a escolha do projeto neste encontro tão importante para a cultura e patrimônio do estado”, afirmou.

O Museu da Cidade é uma das principais atrações do Complexo Cultural Palácio das Artes, que está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. A visitação do espaço é gratuita e acontece sempre de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas.

Outras informações sobre o 5º Encontro Paulista de Museus podem ser obtidas no site www.encontropaulistademuseus.org.br.

Fonte
segunda-feira, 17 de junho de 2013

Feira de Artesanato é atração no mês de julho

Evento especial reunirá cerca de 60 artesãos de Praia Grande.

O Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande, receberá nos dias 20 e 21 de julho feira de artesanato especial com materiais produzidos por cerca de 60 artesãos cadastrados pela Prefeitura. A ação tem o intuito de oportunizar a exposição de peças confeccionadas por artistas que fazem parte da lista de espera das quatro feiras de artesanato fixas de Praia Grande. O evento terá entrada gratuita e acontecerá das 9 às 18 horas (dia 20) e das 10 às 15 horas (dia 21). O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

De acordo com a chefe da seção de artesanato da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), Lúcia Rocha, a última feira semelhante a essa foi realizada no final de 2012. “Foi uma feira natalina e o público gostou bastante. Tenho certeza que moradores e turistas que vêm curtir a Cidade vão apreciar novamente o trabalho destes artistas tão talentosos”, afirmou.

E artesões de Praia Grande, que não expõem em feiras fixas, podem se inscrever para participarem de exposições itinerantes que são realizadas na Cidade. O cadastro é permanente e segundo a Seção de Artesanato de Praia Grande estes artesãos também entrarão na lista de espera por novas vagas nas feiras fixas. Para o cadastro gratuito de novos artistas é preciso apresentar RG, título de eleitor, comprovante de residência e uma mostra do seu trabalho (peças artísticas ou fotografias). A inscrição é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30, na sede da Sectur, localizada no Palácio das Artes.

Feiras de Artesanato - Praia Grande conta com quatro feiras de artesanato fixas, que oferecem diversos artigos, como acessórios e objetos de decoração, além de pratos típicos, lanches e doces. As feiras funcionam nas praças Portugal (Bairro Guilhermina); Dr. Roberto Andraus (Bairro Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Caiçara) e Carlos Gomes (Bairro Solemar). Funcionam das 13 às 22 horas aos sábados, domingos, feriados e diariamente durante as férias escolares.

Fonte

Porto das Artes apresenta Teatro itinerante

EM Eduardo Gonsalves recebe peças ‘Evolução’ e ‘O Menino que Virou História’, na terça (18).

Talento e criatividade não têm idade. E, mais uma vez, as crianças do curso de teatro da escola municipal Porto das Artes mostrarão a magia da arte teatral, encantando e divertindo o público. A iniciativa, denominada Teatro Itinerante acontece, ao longo do ano, nas escolas de complementação educacional da Secretaria de Educação (Seduc). Os atores mirins se apresentam nesta terça (18), na escola Eduardo Gonsalves, às 9 horas e às 14h30.

De acordo com a diretora do Porto das Artes, Luciana Rocha, as apresentações visam dar aos alunos de complementação a oportunidade de apreciar a arte teatral, contribuindo com a formação cultural, além de estimular as crianças a interagir em ambientes diferenciados. “Essa ação é importante tanto para quem assiste quanto para quem se apresenta, pois gera um intercâmbio cultural entre as escolas. Além disso, auxilia os alunos a desenvolverem autoconfiança, superando o medo e a timidez na relação com a plateia, ressalta.

Os alunos apresentarão duas peças que serão encenadas uma em cada período do dia. Pela manhã será a peça ‘Evolução’, com texto e direção do professor Nei Boito, que revelará para o público, de forma divertida, uma nova teoria sobre a evolução da humanidade. Já no período da tarde será a vez de ‘O Menino que Virou História’, baseada no texto da escritora Nanna de Castro, com adaptação e direção da professora Célia Menezes. A peça mostrará a história do encontro entre o menino Rafael, que não gostava de ler, e a traça Zig, dentro da biblioteca da escola.

Porto das Artes – Localizada no segundo piso do complexo cultural Porto do Saber, a escola Porto das Artes oferece aulas de musicalização, dança, teatro e violão para estudantes do Ensino Fundamental das redes pública ou privada. As aulas ocorrem no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, e fazem parte do programa SuperEscola.

O endereço é Avenida São Paulo, 900, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações pelo telefone 3591-7845.
Confira o cronograma das próximas apresentações nos períodos manhã, das 9 às 11 horas, e tarde, das 14h30 às 16h30.

• 27 de agosto - EM Natale de Lucca
• 24 de setembro - EM Sônia Marise Domingues
• 22 de outubro - EM Antonio Peres Ferreira
• 29 de outubro – EM Carlos Eduardo Conte de Castro
• 19 de novembro – EM 19 de Janeiro
• 26 de novembro – EM Hilda de Carvalho Guedes

Fonte
domingo, 16 de junho de 2013

Vídeo: Litoral sustentável mostra novo modelo de desenvolvimento

A partir de experiências pontuais bem sucedidas, o projeto Litoral Sustentável quer impulsionar o desenvolvimento do litoral norte de São Paulo e da Baixada Santista.

A iniciativa, do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis), pesquisa soluções econômicas, urbanas e ambientais para as cidades que serão mais impactadas pela exploração do petróleo do pré-sal. Segundo o coordenador-geral do instituto, Nelson Saule Junior, a ideia é construir uma agenda regional com base no diagnóstico elaborado ao longo dos últimos dois anos sobre os problemas e potencialidades da região.

A diversificação das atividades econômicas na região é um ponto importante da pauta que, segundo Saule, começará a ser discutida com os gestores públicos e com a comunidade em audiências a partir de julho. "Existe um grande número de trabalhadores informais vinculados a essas atividades de veraneio (no litoral norte e na Baixada Santista), sejam serviços caseiros, comércio no períodos de férias, e não se verificam potencialidades, principalmente para os jovens que estão nessas cidades", acrescentou o coordenador.

A indústria petrolífera e as atividades portuárias são, no entanto, responsáveis pela economia de alguns dos 13 municípios incluídos do projeto - Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Por isso, Nelson Saule enfatiza a importância de "desconcentrar esse modelo que foi concebido no processo de urbanização e, também, nas duas cadeias produtivas principais que é a exploração do petróleo e gás e atividade portuária".

Os modelos econômicos distintos e os problemas das cidades podem ser vistos em alguns dados do diagnóstico. A renda per capita de Cubatão, por exemplo, que concentra indústrias relacionadas ao petróleo é de R$ 40 mil ao ano. Em São Vicente a renda é de R$ 22 mil, menos da metade da média estadual. Porém, Cubatão tem um dos maiores índice de pobres, famílias que vivem com menos de um salário mínimo, (15,6%) e de indigentes, que vivem com menos de um quarto de salário, (11,1%).

Entre as características a serem levadas em consideração, na opinião do coordenador do Instituto Pólis, está o grande percentual, cerca de 60% do território dos municípios, considerado como área de proteção ambiental. "O olhar que a gente está buscando trazer é que não seja considerado como obstáculo essa realidade, mas como uma potencialidade. Como você potencializa essa realidade dos municípios, principalmente na perspectiva da exploração e uso sustentável, no aspecto do uso cultural, educação ambiental e do próprio turismo'" explicou.

Fonte

Campanha do Agasalho é prorrogada

Meta é encerrar junto com a campanha estadual.

A oitava edição da Campanha Metropolitana do Agasalho foi prorrogada por mais algumas semanas. A decisão foi tomada durante uma reunião entre presidentes e representantes dos Fundos Sociais de Solidariedade (FSS) da Baixada Santista, ocorrida na sexta-feira (14), em Santos. Na mesma ocasião foram distribuídos os cobertores comprados com a arrecadação do Bazar Solidário.

Com a alteração da data de encerramento da campanha regional, todos os municípios da Baixada Santista continuam com a arrecadação de agasalhos. Até o momento, 283.813 peças já foram arrecadadas. O Estado ainda não definiu a data de encerramento da campanha.

De acordo com a presidente do FSS de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, essa será uma excelente oportunidade para que as pessoas que ainda não ajudaram possam fazer suas doações. “Com a chegada do frio é normal que as pessoas façam uma ‘limpeza’ no guarda roupa e descubram peças que não usam mais. Essas peças fazem muita diferença para as famílias carentes”, ressaltou.

Cobertores - Os mais de R$ 33 mil arrecadados com a venda dos convites e dos produtos do Bazar Solidário, ocorrido na segunda-feira (10), serviram para comprar mais de dois mil cobertores. Cada município recebeu 229 peças, que serão distribuídas pelos FSS responsáveis.

Postos - Em Praia Grande, mais de 200 postos de arrecadação foram espalhados, entre eles escolas, postos de saúde, unidades dos PICs, CAFES, Conviver, Paço Municipal, grandes estabelecimentos comerciais e também na sede do FSS, que fica na Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, Bairro Boqueirão. Atrás do Hospital Municipal Irmã Dulce. O telefone de contato é 3496-5018.

A oitava edição da Campanha Metropolitana do Agasalho tem como o tema “Roupa boa a gente doa” e como padrinho, o ator Reinaldo Gianecchini. Todas as caixas de doção estão identificadas com um cartaz com a foto do ator.

Fonte

Programa Conviver inicia temporada caipira

Primeira festa aconteceu na unidade Caiçara.

Quadrilha, pé de moleque, prendas e muita animação. Tudo o que não pode faltar numa festa junina teve na comemoração do Conviver Caiçara, na sexta-feira (14). Os idosos que frequentam o local aprovaram a organização. E muitos fizeram questão de participar da quadrilha, que contou com personagens no mínimo curiosos. Uma animada noiva, de 70 anos, num vestido vermelho e grávida. Além de um padre bêbado que resolve abençoar a todos os convidados com água benta.

A criatividade partiu dos próprios idosos. Cerca de 30 fizeram parte da quadrilha, que teve integrante de até 91 anos.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, a festa foi feita pelos frequentadores. “Eles deram as ideias, disseram como queriam e fizeram do modo deles”.

As comidas servidas na festa também foram confeccionadas pelos idosos. Bolos de diversos tipos, salgados, tortas, lanches, refrigerantes e as bebidas tradicionais das festa juninas estavam presentes no cardápio.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou da festa e gostou muito da animação dos idosos. “É um momento de descontração e alegria. Dá para ver no semblante deles o quanto estão felizes por terem essa possibilidade”, destacou.

A secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nancy Solano Tavares de Almeida, também foi à festa e achou maravilhosa a animação dos idosos. “O mais importante é que eles fizeram parte de toda a festa. É uma atividade muito saudável e mostra o quanto eles estão ativos”.

A aposentada Marlene Adenante Nunes, de 56 anos, era uma das mais animadas. Vestida de caipira, acompanhou a quadrilha dançando da plateia. “Eu adoro essas festas. Gosto da animação dessas pessoas”, revelou.

As festas caipiras das outras unidades do Programa Conviver já têm data marcada para acontecer. Fique por dentro da programação.

Na unidade do Bairro Ocian, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Dom Pedro II, a festa acontece no dia 28 de junho. Já no Bairro Boqueirão, a festa será no dia 12 de julho e no dia seguinte será a vez do Conviver Guilhermina receber as festividades caipiras.

Fonte
sábado, 15 de junho de 2013

Cerca de 700 pessoas caminham pedindo paz

Cerca de 700 pessoas realizaram a Caminhada pela Paz na manhã deste sábado, das 9 às 10 horas, pelas ruas de Praia Grande.

"O evento tem a proposta de chamar a atenção das autoridades sobre a questão da violência em decorrência das drogas", segundo o padre Joseph Thomas Puzhakkara.

Com o tema "Criança Sim, Drogas Não", a ação foi organizada pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Estudantes de escolas municipais também participaram da passeata de caráter pacífico.

Fonte

Câmara aprova projetos focados na sustentabilidade

O Legislativo de Praia Grande aprovou dois projetos de lei do Executivo Municipal que visam dar suporte ao programa Cidade Vida, focado na sustentabilidade, durante a 19ª Sessão Ordinária, na noite da última quarta-feira (12).

O primeiro (Projeto de Lei Complementar nº 13/13) trata da regulamentação das ligações domiciliares de esgoto à rede pública, tratamento e destinação adequada dos efluentes líquidos. O outro (Projeto de Lei nº 32/13) estabelece diretrizes, critérios, procedimentos e responsabilidades para a gestão dos resíduos da construção civil e grandes volumes.

Para regulamentar as ligações de esgoto, a Administração pretende aderir ao programa estadual Pró-Conexão, com a efetiva participação da Sabesp. “É indiscutível a questão sanitária e de balneabilidade”, defendeu o líder do prefeito, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB). O parlamentar Antonio Carlos Rezende (PSDB) reforçou: “Viver em sociedade sem higiene não tem jeito”.

O texto ainda prevê punição para ligações clandestinas. Quando identificadas, o infrator será notificado e receberá prazo de 30 dias para regularização. Caso não providencie, será multado. Os valores vão de R$ 1.250,00 a R$ 3 mil. Para execução e inspeção dos serviços, conforme a lei, a Prefeitura está autorizada a firmar convênios com a Sabesp, Cetesb e entidades afins. “É o primeiro passo para acabar com as ligações clandestinas. A balneabilidade das praias garante qualidade de vida e renda para Cidade, que ainda tem o turismo como uma das principais atividades”, disse o vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS).

Visando estimular redução, triagem, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da construção civil e grandes volumes, a Administração Municipal define, através do Projeto de Lei nº 32/13, quatro classes para a divisão dos resíduos. A propositura prevê, ainda, a implantação de um conjunto de sistemas de coleta, chamados Ecopontos. Nestes equipamentos poderão ser descartados, além de resíduos de construção, móveis e utensílios domésticos.

A matéria ainda estabelece a promoção de ações educativas para orientação de empresários do ramo da construção e trabalhadores envolvidos no setor. “Nós vamos conseguir identificar cada construtor por seu porte e saber a destinação final de seus materiais. O Município vai delimitar território e poder intervir em caso de irregularidades. Não podemos mais permitir que Praia Grande seja um depósito de lixo, é preciso respeitar nossa Cidade”, argumentou Betinho.

Fonte